Em casa

Qual é o seu copo?

Começando errado. Copo não; taça. A última vez que fiz esta pergunta tive minha vida ameaçada por um entendedor de vinhos e, desde então, tenho tentado melhorar no quesito e análise de taça versus bebida.

Até há pouco tempo atrás, não sabia que havia diferença entre os tipos de taças por aí; simplesmente comprava aquela que eu achava mais bonita ou mais colorida (e mais barata também :P). Mas, ao observar meu pai, e com a obrigação de montar minha própria adega quando me mudei, comecei a ler (e me interessar) sobre o assunto. Afinal, uma das coisas mais divertidas de morar sozinho é poder abrir um vinho para comemorar ou chorar sempre que der vontade: inclusive às segundas-feiras.

Confesso que depois que comecei a observar melhor, realmente a taça certa faz toda a diferença; além de enfeitar a mesa, traz o melhor do sabor da bebida e, acompanhada do prato certo, faz de qualquer refeição um evento. Dei uma pesquisada rápida e consegui fazer um “resumão” da diferença das taças de vinho. Porque não importa o clima, tem sempre um bom vinho que combine com a ocasião!

Tipos de taças para:

  • Tinto: taças com corpo maior, para que a bebida possa “respirar”, já que o vinho tinto tem sabor e aroma mais intensos e encorpados, por isso precisam de mais espaço para liberar sua potência.
  • Branco: taças um pouco menores, pois como este tipo de vinho deve ser consumido gelado, deve-se haver menos espaço para a troca de calor com o ambiente.
  • Sobremesa: costumam ser vinhos doces e fortificados, por isso as taças são menores e mais estreitas.
  • Espumante: taças mais longas, para que possam ser apreciadas as borbulhas do vinho, assim como sentir melhor o seu aroma através da efervescência da bebida em direção ao nariz.

941179_649516178397704_173538578_n1

Acho que dá pra começar a testar no final de semana né?

Fonte: What the food e Revista Adega

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

3 comentários

  1. Hummmm….muito chique, adorei saber os detalhes sobre o porque da diferença das taças…rsrsrsrs….acredita??? eu não sabia….rsrsrs…..

  2. Particularmente, adoro taças! A muito tempo temos o hábito de usa-las no nosso dia a dia, em todas as horas. Sempre achei que um taça melhora o gosto até da água. Exagero, não… o ato de beber ficar mais gostoso! Agua, refrigerante, vinhos, sempre que vou desfrutar de uma bebida uso uma taça. Tenho várias, de vários tamanhos e cores.
    Curiosidade, sempre adorei taças, mais foi depois de uma visita na casa da mãe da nossa amiga Silvinha Rocamora, que iniciei minha propria coleção. Fiquei encantada com a coleção de taças antigas em todos os cantos que lá havia, lindas, me apaixonei! Minha coleção é modesta, pois como disse também as uso e isso causa perdas, porém ganho no uso das mesmas. Acho delícioso degustar minha agua preferida em uma taça de cristal.
    Adorei a reportagem!
    Bjs

  3. Nossa, acho o máximo usar taças no dia-a-dia. A gente se sente chique e a mesa fica muito mais bonita.
    Qualquer dia manda uma foto pra gente da sua coleção… a minha é bem pequena; afinal, haja espaço pra guardar com cuidado tanta coisa de quebrar rsrsrs…
    Bjoooss!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *