E no último capítulo sobre reciclagem dentro de casa, vou escrever um pouco sobre o material mais comum em nosso dia-a-dia e o que mais reciclamos: o metal. Assim como o vidro, o metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum: ele pode ser reaproveitado diversas vezes sem perder seu aspecto original ou qualidade.
Presente em nossa rotina, latas de refrigerante ou de alimentos são 100% recicláveis – lembrando que devem ser descartadas no lixo separado do orgânico e sempre limpos, para que não contaminem os demais descartes destinados à reciclagem. É muito importante separarmos o lixo de metal do lixo orgânico pois se jogado à natureza ou aterros sanitários, metais como alumínio podem demorar até 500 anos para se decompor!
Outra curiosidade é que os diferentes tipos de metal tem tratamento separado na reciclagem: alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferente. No Brasil, quase 100% das latas de alumínio passam pelo processo de reciclagem, o que também mantém diversas cooperativas de catadores e recicladores de metal.
O que pode ser reciclado:
- Latas de bebidas e alimentos;
- Fios elétricos;
- Bandejas e panelas;
- Marmitex;
- Alumínio, Cobre e Aço;
- Talheres;
- Papel alumínio.
O que não pode ser reciclado:
- Latas de tinta, verniz, solvente e aerossol;
- Lata de inseticida e pesticida;
- Latas enferrujadas;
- Pilhas e baterias;
- Esponja de aço;
- Clipes e grampos.
Espero que tenham gostado das dicas do reciclando em casa. Eu pude aprender muita coisa que não sabia e, a partir de agora, estou tomando mais cuidado com as compras de supermercado e o descarte dos lixos. É um pequeno passo, mas é a minha contribuição por um mundo melhor.
Fonte: Instituto GEA, Sua Pesquisa
Apoiado!!! também tenho aprendido muito sobre reciclagem com o blog…tudo na esperança e contribuição por um Planeta melhor…vamos fazer nossa parte!!!
Obrigada!!
Quanto mais eu pesquiso, mais eu descubro que menos sei sobre o assunto… e quando for descobrindo mais, irei postando aqui!!