Dicas para cuidar dos eletrodomésticos

 

Semana passada fui a um workshop da Consul sobre limpeza e manutenção de eletrodomésticos. Além de aprender um pouquinho mais sobre o funcionamento dos aparelhos que temos em casa, foi possível tirar dúvidas sobre quais produtos usar para manter os eletrodomésticos limpinhos e sempre funcionando.

Confira algumas dicas:

Refrigerador e cervejeira
Para conservar o refrigerador e garantir seu bom funcionamento por mais tempo, é importante remover as prateleiras e aplicar produtos de limpeza neutro, como Veja, nos compartimentos internos da mesma. Após a limpeza interna, deve-se limpar as prateleiras da porta e dos compartimentos internos e aí então retornar as peças aos lugares de origem.

O ideal é realizar a limpeza do refrigerador a cada dez dias e do freezer a cada 15.

Inox: Os eletrodomésticos com acabamento em inox podem sofrer corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em relação ao uso de panos e esponjas, eles não devem estar encharcados. Jatos de água também não são bem-vindos. Esponjas de aço não devem ser utilizadas, bem como cera ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamáveis. O ideal é que a limpeza seja feita com um pano úmido e, na sequência, é necessário secar a superfície. Dessa forma, é possível evitar o aparecimento de manchas e o desencadeamento do processo de ferrugem.

 

Micro-ondas
A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar o micro-ondas e verificar que o alimento deixou resíduos, odor ou respingos, a higienização deve ser imediata.

Para remover resíduos mais difíceis, a recomendação é aquecer uma pequena jarra de água, com algumas rodelas de limão por três a quatro minutos, na potência máxima. O vapor gerado durante o aquecimento ajudará a amolecer a sujeira e facilitar a limpeza. A recomendação é limpar o micro-ondas imediatamente. Além disso, é necessário ter cuidado com os recipientes utilizados. Embalagens totalmente fechadas não devem ser aquecidas, pois há risco de estourar. Potes de plástico, que não sejam próprios para micro-ondas, não suportam o calor e podem derreter. Já os de metal podem gerar faíscas.

Para a limpeza da parte interna do micro-ondas (do gabinete à porta) deve-se utilizar somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro. Neste caso é desaconselhável o uso de produtos tóxicos, palha de aço e esponja áspera. Já o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. Em modelos que contém o prato giratório, o mesmo deve ser retirado do micro-ondas e lavado na pia, com esponja e detergente. Vale destacar que é importante não utilizar produtos abrasivos ou inflamáveis, sabão em pasta ou removedores, para não danificar o produto.

 

Fogão

Os produtos, independentemente de seu acabamento, devem sempre ser higienizados com um pano úmido com sabão ou detergente neutro. No caso do aço inox, apesar de ser resistente, pode haver corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em superfícies engorduradas é aconselhável utilizar detergente neutro. Produtos abrasivos ou inflamáveis, sabão em pasta ou removedores não devem ser utilizados. A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar o fogão é importante conferir se algum resíduo respingou e higienizá-lo imediatamente. Isto fará com que os materiais de acabamento não fiquem manchados ou que alguma função do produto seja danificada.

Para a limpeza das grelhas e dos queimadores, a recomendação é utilizar palha de aço. Ao finalizar, é importante secar completamente para evitar o acúmulo de água e garantir que a chama fique uniforme em toda a volta do queimador.

 

Cooktop
A limpeza do tampo e dos botões deve ser realizada com a utilização do lado suave da esponja, ou mesmo com um pano macio, que leve sabão ou detergente neutro. Não é recomendável utilizar produtos abrasivos ou álcool, que além de apagar as serigrafias, podem danificar o produto. No caso de remoção de manchas, o mais recomendado é utilizar restaurador para inox. Não é recomendado utilizar produtos de limpeza com jatos de vapor para evitar que a umidade infiltre no produto e o danifique. Essas dicas são válidas para cooktops em inox, vitrocerâmico ou esmaltados. A limpeza deve ser contínua.

 

Forno
Em fogões que possuem fornos com ação autolimpante, acenda-o na função por uma hora. Após este período, desligue o forno e ele já estará pronto para uso. Em fogões que possuem a tecnologia Cleartec, utilize um pano macio para remover o excesso de gordura do interior do forno.

 

Purificador de água
A bandeja coletora do purificador deve ser higienizada apenas com água e sabão. Esses dois materiais são suficientes para garantir a limpeza da peça.

 

Coifa
Desligue o disjuntor ou retire o plugue da tomada antes de limpar ou realizar qualquer manutenção na coifa. Todos os tipos de aço inox, apesar de resistentes, podem sofrer corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro, como alvejantes e água sanitária. Não se devem utilizar panos ou esponjas encharcadas, muito menos jatos de água. Cera ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamáveis também devem ser descartados, bem como esponjas de aço ou objetos pontiagudos e cortantes, pois podem danificar o produto.

A limpeza deve ser feita frequentemente, interna e externamente, pois o acúmulo de gordura no interior do filtro diminui o rendimento da coifa. Para lavagem de rotina o indicado é utilizar apenas um pano ou esponja macia com sabão neutro, desengordurante ou detergente (suave ou neutro). Remova o resto de detergente com um pano úmido e seque com pano seco ou papel. O acúmulo de água e resíduos pode provocar o aparecimento de manchas e desencadear o processo de ferrugem.

Filtro de gordura: o filtro metálico de gordura possui duração ilimitada. Ele deve ser lavado pelo menos uma vez ao mês. Para remover o filtro, puxe o puxador para fora. Depois que o filtro for lavado e estiver seco, recolocar seguindo o procedimento inverso.

Filtro de carbono ativo: o filtro de carbono ativo deverá ser lavado com água quente, com detergente neutro. Após a lavagem, o filtro de carbono deverá ser reativado com a recolocação no forno a uma temperatura de 100ºC durante 10 minutos. Ele deve ser lavado a cada cinco meses e substituído a cada três anos.

 

Lava-louça
Para conservar a máquina lava-louças e garantir seu bom funcionamento por mais tempo, é importante remover a maior parte dos resíduos sólidos que permanecem na máquina após os ciclos de lavagem, evitando o entupimento das tubulações. Para realizar a limpeza dos filtros, basta levantar o cesto inferior e retirar o conjunto de filtros. Lavar em água corrente, com cuidado para não danificar a tela. Se for necessário, usar uma escova de cerdas macias. Retorne as peças aos lugares de origem e continue usando a máquina normalmente.

As hélices, superiores e inferiores, também devem ser limpas a cada lavagem, como uma forma eficiente de manter o bom funcionamento da máquina. A demora na retirada dos resíduos é a principal causadora de mau cheiro.

A limpeza da parte externa das lava-louças pode ser feita após cada lavagem, mas depende da necessidade de cada consumidor. Antes de iniciar, é importante desligar o produto da tomada. A limpeza da parte externa deve ser feita apenas com um pano úmido, seguido por um pano seco, para evitar danos. Não utilizar produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes ou álcool. Nas máquinas com porta de vidro é recomendado realizar a limpeza pelo menos uma vez na semana, para garantir que o vidro não fique manchado com os resíduos que respingam das lavagens.

 

Lavadora
A limpeza interna da lavadora deve ser realizada a cada dois meses. O passo a passo é o seguinte: certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior da lavadora; coloque meio litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto; ligue o produto no maior ciclo para ter a garantia de que todo o alvejante foi removido ao fim da operação.

Já a limpeza externa, deve ser feita desta forma: limpe a tampa semanalmente, evitando o acúmulo de resíduos, e utilize sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio, em toda extensão do produto. Observações importantes: nunca utilize limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa; nunca utilize jatos de água (com o uso da mangueira, por exemplo) e sempre seque a superfície higienizada, evitando ferrugens.

Ao final do workshop, ganhei uma cesta de produtos para manter tudo limpo e organizado por aqui!

img_5113

E por aí na sua casa, tem alguma dica para limpar e conservar seus eletrodomésticos?
Conta aqui 🙂

 204 total views,  6 views today

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *