Na cozinha

É pavê ou pra comer?

DSC03380

Sim, esta foi a piada de um primo engraçadinho (tinha que ser ele!) quando este doce foi à mesa no almoço de Natal da minha família. É quase um clássico nos eventos de Natal, assim como a piada: todo ano eles aparecem.

Brincadeiras à parte, este doce é uma invenção da minha tia Rita e é conhecido como “pavê de nozes”; por aqui todo mundo ama e faz parte da tradição de Natal da família. Este ano minha tia compartilhou a receita com a gente, assim você também pode levar este doce para a sua comemoração de Natal.

Além de incrível e refrescante é super simples de ser feito. Sucesso garantido! Portanto se você for o responsável por levar o doce da ceia de Natal, vale a pena surpreender com este doce. Veja como é fácil fazer:

Ingredientes:
2 latas de creme de leite (deixe na geladeira por dois dias antes de usar)
1 lata de leite condensado cozido por 10 minutos
2 1/2 colheres de margarina sem sal
2 xícaras de açúcar
30 nozes
4 gemas
1 pacote de biscoito maizena

Modo de fazer:
Bata na batedeira o açúcar com a manteiga. Depois de bem batidos, acrescente as gemas e bata novamente até formar uma massa homogênea. Junte o creme de leite sem o soro e continue a bater. Separe cerca de 10 nozes para a decoração do prato e pique as restantes até ficarem em forma de farelo.

Monte o doce em uma travessa de vidro na sequência: creme, biscoito, leite condensado e nozes moídas. Repita as camadas até finalizar com as nozes. Deixe no freezer por cerca de duas horas. Está pronto para servir.

Que tal testar para sua ceia de Natal?

DSC03379

Se você testar, não esqueça de contar para gente como ficou! 🙂

SobrePeu

Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *