Receita do dia: enroladinho de presunto e queijo

Receita nova para o lanche de hoje

Sabe aquele lanche quentinho servido em cantina de escola? Então… hoje chegou o dia de fazer em casa a receita de enroladinho de presunto e queijo que você comia na infância!

Eu tenho essa lembrança por aqui e sempre comprava esse lanchinho delicioso antes de começar a aula. Depois que provei essa receita, pude comprovar: a escola veio parar dentro de casa.

Aliás, este é um lanche super saboroso com uma massa super macia e fofinha. Além disso, o preparo é super simples e com certeza você deve ter todos os ingredientes para testar essa receita hoje mesmo. Veja aqui como fazer.

Receita de enroladinho de presunto e queijo

Ingredientes
Para a massa:
1/2 xícara de chá de leite morno
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo
1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo
5g (1/2 pacotinho) de fermento biológico seco instantâneo

Para o recheio:
200 g de queijo muçarela
150 g de presunto
1 tomate
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:
Primeiramente, para preparar a massa, misture todos os ingredientes em um bowl, começando pelos líquidos, adicionando a farinha aos poucos e por último acrescentando o fermento.

Então, mexa até formar uma massa homogênea e sove a massa durante aproximadamente 15 minutos.

Em seguida, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de duas horas em um local seco e quentinho ~ por aqui eu deixo descansando dentro do micro-ondas desligado ~ até que a massa dobre de tamanho.

Minha mãe usa um truque caseiro que funciona super bem: separe uma bolinha de massa e então joga dentro de um copo americano cheio de água. A bolinha afunda por um tempo… mas, quando a bolinha subir à superfície é porque a massa já está no ponto correto. Para esta receita, a bolinha demora cerca de 1h30 a 2h dependendo da temperatura externa.

Quando a massa dobrar de tamanho, polvilhe a bancada com farinha e abra a massa. Então, coloque o recheio de sua preferência. Por aqui, coloquei presunto e queijo fatiados, rodelas bem fininhas de tomate e sal e orégano para dar um toque especial.

Feche a massa e pincele sua superfície com uma gema.

Então, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos.

E está pronto para servir!

Enroladinho de presunto e queijo

E então, o que achou desta receita de enroladinho de presunto e queijo? Conta aqui 🙂
E não deixe de acompanhar o blog para mais receitas deliciosas!

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *