Risoto de linguiça

 

Quando fui para o sítio em Monte Azul com o pessoal do Portal da Gastronomia e Bru Calderon, não faltaram receitas deliciosas. Além do pão caseiro e do pão de queijo, improvisamos alguns ingredientes e o resultado foi um risoto de linguiça delicioso e super fácil de fazer. A Bru compartilhou a receita no blog dela (acesse clicando aqui) e abaixo deixo o passo a passo para você testar por aí também. Vale a pena provar!

Ingredientes:
1 colher de manteiga
½ cebola cortada em pequenos cubinhos
½ dente de alho picadinho
1 xícara de arroz arbóreo ou arroz carnaroli
1 xícara de vinho branco
200 ml de caldo de legumes
200 g de linguiça toscana
½ xícara de azeitonas
100 g de queijo parmesão ralado
Manjericão e salsinha a gosto

Modo de fazer:
Coloque a manteiga em uma panela funda e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe refogar até que fiquem transparentes.

Em seguida, coloque a linguiça que neste caso está moída, mas você pode usar em rodelas ou cubinhos também. Refogue bem, acrescente o arroz, misture e adicione o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Está pronto quando você não sente mais o cheiro do álcool saindo da panela.

Depois, comece a colocar o caldo de legumes. Pode colocar umas 2 conchas cheias pois no começo, o arroz precisa de líquido para cozinhar e a partir da terceira vá colocando de uma em uma concha, lentamente e mexendo sempre.

Quando sentir que o risoto está quase no ponto, que é sempre al dente, coloque as azeitonas, folhas de manjericão e salsinha, desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado.
Misture bem e pronto! É só servir e bom apetite!

Dicas da Bru: “o ponto do risoto é sempre al dente, o que significa que ele é sempre meio durinho mesmo, tem que haver uma resistência quando o grão é mordido. Na dúvida, sempre prefira desligar o risoto mais durinho do que deixar cozinhar demais e passar do ponto ok? Se o grão cozinhar demais fica grudento e você não vai apreciar seu prato.

Acrescente um pouco de parmesão ao invés de manteiga para finalizar. Normalmente as receitas indicam a manteiga para finalizar o risoto, mas isso deixa os grãos oleosos demais e o prato acaba ficando um pouco gorduroso. Ao invés dela, acrescente o parmesão e dê apenas uma mexida na panela, com o fogo já desligado. Isso vai fazer com que seu risoto fique cremoso sem ficar oleoso! Essa dica vale ouro! 🙂

Faça seu próprio caldo de legumes! É infinitamente mais saudável e acrescenta um sabor bem mais elaborado no seu prato!”

E aí, o que achou deste prato?
Não deixe de conferir outras receitas e delícias da Bru clicando aqui.

11 total views, 1 views today

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *