De carona

Um dia pelo bairro de Belém

31 jan 2023 • por Caubi • 0 Comentários

Um dos passeios indispensáveis para quem está em Lisboa é reservar um dia pelo bairro de Belém. Há muito para ver e conhecer neste bairro. Além disso, é aqui que fica o único e famoso pastel de Belém, parada obrigatória na viagem.

Belém não fica no eixo principal no centro de Lisboa, então vale a pena se deslocar até lá em um dia sem pressa para explorar bastante o bairro. Melhor ainda se você puder andar a pé por lá para admirar os monumentos e as paisagens.

Chegamos até Belém de ônibus e paramos bem próximo ao Mosteiros dos Jerónimos. Em um dia com céu limpo foi possível caminhar bastante e, para retornar onde estávamos hospedadas, optamos por carro de aplicativo, que também foi uma maneira segura e prática para se locomover pela cidade.

Mosteiros dos Jerónimos

Primeiramente, fomos ao Mosteiro dos Jerónimos. Construído no século XVI, possui arquitetura única, imponente e repleta de detalhes, tanto por fora quanto por dentro. Considerado um patrimônio cultural da Unesco, a entrada é paga e a fila estava enorme. Então, optamos por não entrar. Mas, bem ao lado do Mosteiro, é possível conhecer a Igreja Santa Maria de Belém cuja visitação é gratuita e também vale a visita. Neste igreja estão os túmulos de Camões, Vasco da Gama e Fernando Pessoa.

Um dia pelo bairro de Belém

Torre de Belém

Depois de alguns minutos de caminhada, chegamos à Torre de Belém. O monumento dispensa qualquer comentário. À beira do Rio Tejo, é simplesmente incrível. Construída entre 1514 e 1521, a Torre tinha a função de proteger o Porto de Lisboa. Além de sua importância histórica, é um dos principais pontos turísticos de Portugal. É possível conhecer a Torre por dentro, mas a fila também estava enorme. Então, optamos apenas por ficar do lado de fora e admirar a paisagem por alguns minutos. Vale a visita pois a vista é de tirar o fôlego.

Um dia pelo bairro de Belém

Um dia pelo bairro de Belém

Padrão dos Descobrimentos

Andando mais alguns metros, você encontra o monumento do Padrão dos Descobrimentos. Construído na década de 1940, ele retrata uma caravela com os navegadores em busca da expansão marítima portuguesa. Neste monumento, estão Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões e Vasco da Gama. É possível subir no topo deste monumento à beira do Rio Tejo para observar a vista e a Ponte 25 de Abril.

Bem em frente a este monumento, há uma praça com um desenho de uma rosa-dos-ventos. No centro do desenho, há um mapa do mundo que indica todos os locais nos quais os navegadores portugueses chegaram com suas caravelas e o ano em que a chegada aconteceu, inclusive é possível encontrar Porto Seguro, onde os portugueses chegaram em 1500 no Brasil.

Museu MAAT

Seguindo pelo mesmo calçadão à beira do Rio Tejo, é possível chegar ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este é um museu de arte contemporânea e possui uma belíssima construção. Além disso, sempre com exposições diferentes e modernas, vale a pena a visita. Este é um museu indicado para a família toda.

Um dia pelo bairro de Belém

Um dia pelo bairro de Belém

Pastel de Belém

E, para finalizar, que tal um café com pastel de Belém? Depois de uma longa caminhada, uma pausa é mais que merecida, certo? E se for em um dos pontos mais tradicionais de Portugal, melhor ainda.

A história portuguesa conta que a receita surgiu no Mosteiro dos Jerónimos em 1837 e com o fim da comunidade religiosa, se espalhou pela cidade. Mas este continua sendo o primeiro e mais tradicional pastel de Lisboa.

O pastel de Belém feito com ovo e nata é diferente de todos os pastéis que eu havia provado. Com a massa bem crocante e quentinho, fica difícil colocar em palavras a sensação de provar este doce. Parada obrigatória.

Quando chegamos ao local, estava uma fila enorme. Mas não se deixe enganar: a fila é para quem compra o pastel para levar. Se você entrar no estabelecimento vai encontrar um grande espaço com muitas mesas para sentar-se, pedir um café e aproveitar o pastel de Belém com calma.

Pedi um capuccino para acompanhar e é claro que levamos alguns para casa. Imperdível.

E então, o que achou destas dicas? Me conta!

Acompanhe também a Casa da Caubi nas redes sociais e não perca nada porque sempre tem coisa boa por aí:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo