Faaaaaala galera, tudo tranquilo? A receita de hoje veio de alguns testes que eu tenho feito na cozinha para reaproveitar ou aproveitar de formas diferentes alguns alimentos.
A receita é um “risoto” de talos de couve com parmesão. Como a receita tinha grandes chances de dar errado, que por incrível que pareça não deu, eu não usei um arroz especial, usei o nosso arroz de cada dia. Mas aplicando todo o processo de se fazer um risoto nem parece arroz normal com talos de couve: esta é uma boa receita para impressionar em tempos de crise. 🙂
Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz
2 xícaras de chá de talos de couve (aproximadamente dois maços)
150g queijo parmesão
1 cebola média
100ml de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes
3 colheres de sopa de manteiga
Pimenta biquinho a gosto
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
O primeiro passo é picar a cebola e os talos de couve; eu piquei redondinho para facilitar o cozimento. Depois de picado é só refogar com uma colher de manteiga até as cebolas começarem a dourar e, logo após, acrescente o arroz.
Deixe o arroz refogar por alguns segundos e acrescente 300ml do caldo e o vinho branco. Fique mexendo enquanto o arroz cozinha, assim que estiver quase seco adicione mais 300 ml do caldo e continue mexendo até quase secar novamente. Nesse momento acrescente o restante do caldo e quando estiver quase secando acrescente o parmesão. Prove e conserte o sal e a pimenta.
Antes de servir acrescente o restante da manteiga e mexa bem, use as pimentas biquinho para enfeitar e se quiser pode jogar um pouco mais de parmesão por cima queijo nunca é demais 🙂
Rápida e rasteira essa receita além de ser gostosa ainda aproveita alimentos que talvez fossem para o lixo.Você tem alguma receita de reaproveitamento de alimentos? Ou aproveitamento diferente do convencional? Divide com a gente!
Esperam que tenham gostado.
Grande Abraço e até a próxima, fuuuuuuii!!!!