Hoje vou compartilhar por aqui a primeira etapa da minha viagem aos Lençóis Maranhenses. Primeiramente vamos começar conhecendo Barreirinhas e seus arredores.
Ao todo, ficamos nove dias viajando pelo Maranhão e seguimos o roteiro abaixo conforme os dias:
1: saída de São Paulo às 6h e chegada a Barreirinhas por volta das 16h
2: passeio pelo Parque Nacional e visita à Lagoa Bonita
3: passeio pelo Parque Nacional em Santo Amaro
4: boiacross pelo Rio Formiga
5: navegação pelo Rio Preguiças com paradas em Vassouras, Cauburé e Mandacaru e chegada em Atins
6: passeio pelo Parque Nacional no Canto de Atins
7: entardecer com a revoada dos Guarás
8: retorno de Atins a Barreirinhas de lancha pelo Rio Preguiças
9: retorno a São Paulo por volta das 21h
Conhecendo Barreirinhas e seus arredores
Barreirinhas é a principal cidade para quem vai explorar as regiões dos Lençóis Maranhenses. É a maior cidade também então é bem movimentada.
Nós chegamos em São Luiz e reservamos um transfer para nos levar até Barreirinhas. Foram aproximadamente 4 horas de viagem e foi bem cansativo para quem saiu de São Paulo e foi direto. Fica aqui uma dica para quem está pensando em fazer este roteiro: fique uma noite em São Luiz e vá para Barreirinhas no dia seguinte para chegar ao destino final um pouco mais descansado.
Nós ficamos na Pousada Encantes do Nordeste. Esta pousada fica à beira do Rio Preguiças, o que tornou a hospedagem muito agradável. Junto à pousada fica o restaurante Bambaê, um dos principais restaurantes da cidade que serve almoço e jantar com música ao vivo. Vale muito a experiência.
Quando contratamos o pacote da pousada, pudemos também contratar o transfer de ida e volta do aeroporto e alguns passeios também. Além disso, na recepção da pousada é possível contratar e agendar os passeios disponíveis, o que torna a experiência da viagem mais segura já que são contratadas agências credenciadas.
Conhecendo Barreirinhas e seus arredores
Dia 2: passeio pelo Parque Nacional e visita à Lagoa Bonita
Praticamente todos os passeios nos Lençóis Maranhenses incluem este veículo 4×4. Então, prepare-se para a aventura. Contratamos este passeio e o carro foi nos pegar na pousada para conhecermos a Lagoa Bonita, uma das principais atrações do Parque Nacional.
Este é um passeio que durou cerca de 4 horas. Fomos logo depois do almoço e retornamos depois do pôr do sol. Foi o nosso primeiro contato com os Lençóis e já posso adiantar: é uma visão de tirar o fôlego que palavras quase não podem descrever.
Para chegar ao Parque saindo de Barreirinhas para ver a Lagoa Bonita, o trajeto é de aproximadamente uma hora entre balsa e estrada. Depois, ao chegar no local há uma subida de aproximadamente 30 metros de duna para chegar ao topo. Esta subida por ser feita nas areias ou por uma escada de 160 graus (sim, é bem cansativo mas prometo que a vista compensa tudo!)
O valor por pessoa deste passeio foi de R$ 120.
Então, quando você chega no topo, esta é a paisagem:
Conhecendo Barreirinhas e seus arredores
Dia 3: passeio pelo Parque Nacional em Santo Amaro. Santo Amaro é um capítulo à parte e irei falar sobre este passeio posteriormente. Então, fique ligado nos próximos posts.
Vamos falar sobre o dia 4: boiacross pelo Rio Formiga. Este é um passeio que não estávamos com muitas expectativas, mas no fim, foi incrível! Foi super diferente da proposta de dunas e trilhas e já recomendo como um dos favoritos. Fizemos este passeio em uma manhã e após sairmos com o veículo 4×4, pegamos cerca de uma hora de estrada até o povoado de Cardosa.
Então, neste povoado há o Rio Formiga e, ao chegar no local o grupo recebe boias para fazer o percurso que dura aproximadamente uma hora e meia. Enfim, este é o momento para relaxar, curtir a paisagem e dar boas risadas.
O valor por pessoa deste passeio foi de R$ 100.
Acompanhe também a Casa da Caubi nas redes sociais e não perca nada porque sempre tem coisa boa por aí:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi