Ressaca do feriado e sem criatividade para a receita do almoço? Nossa sugestão da semana é o camarão na moranga que, além de ser muito saboroso tem apresentação impressionante no prato. Veja o passo a passo da San para que a receita fique perfeita e todos os detalhes para surpreender seus convidados:
Ingredientes:
1 abóbora média tipo moranga (cerca de 3kg)
Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
500g de camarão médio, limpo
3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, bem picados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e meia xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de salsa picada
sal e molho de pimenta a gosto
1 sachê (250g) de Catupiry
Modo de fazer:
Abóbora
Com a ajuda de uma faca bem afiada corte uma tampa na abóbora. Retire as sementes.
Lave bem a abóbora e tempere seu interior com sal. Embrulhe a abóbora e a tampa com papel alumínio, de maneira que fique bem fechada.
Coloque a abóbora numa assadeira e cozinhe em forno médio (180ºC), pré aquecido, por cerca de 2 horas ou até que espetando a polpa da abóbora com um garfo esta esteja macia. Retire do forno. Para eliminar o líquido que se forma dentro da abóbora, vire-a com a abertura para baixo. Reserve.
Recheio
Numa panela, aqueça o azeite. Junte a cebola e refogue até começar a dourar. Acrescente os camarões e refogue-os rapidamente. Junte os tomates e cozinhe em fogo baixo, panela tampada, até começarem a desmanchar e junte a farinha dissolvida no leite e cozinhe mexendo sempre até encorpar. Acrescente a salsinha, o sal e o molho de pimenta.
Montagem
Espalhe o catupiry pela parede da abóbora. Recheie a abóbora com o refogado de camarão quente e cubra com a tampa da abóbora. Leve a abóbora ao forno médio (180ºC) por cerca de 10 minutos ou até que aquecer o Catupiry. Sirva a seguir.
Apenas para que o nosso leitor fique aliviado em saber que a receita de todo mundo pode dar errado no meio do caminho, é normal. A San começou a receita com um abóbora grande que quebrou durante o preparo, porque umas partes cozinharam mais que as outras. Para evitar que isso aconteça das próximas vezes vire a abóbora depois de uma hora, assim as laterais cozinham por igual e não virar para tirar a água, mas tirar com a ajuda de uma concha. No fim, a San tentou remontar a abóbora e colocou o camarão com catupity dentro dela.
Mesmo que não tenha ficado linda, ficou com um sabor incrível e a família não deixou nenhum pedaço pra contar história!
Que tal testar esta receita para o almoço de hoje?