Essa semana a San completou seis meses da vida de casada (sim, este ano está passando muito rápido!). E, para comemorar, ela fez um jantar super especial e diferente: cuscuz marroquino com legumes, receita da Rita Lobo. Tanto a receita quanto a comemoração foram um sucesso! Vem ver como fazer esse prato super diferente para comemorar uma ocasião especial, reunir os amigos e família e servir essa receita inspiradora. Não perca!
Para o caldo marroquino
Ingredientes:
1 cebola
2 cenouras
2 de talos de salsão (um com as folhas)
1/2 lata de tomates pelados
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/8 de colher de chá de pimenta chilli em pó
Modo de fazer:
Lave, descasque e corte uma das cenouras em bastões de 6 cm de comprimento. Lave o salsão e a outra cenoura e corte em pedaços grandes. Descasque a cebola e corte em quatro partes.
Numa panela grande com 1,5 litros de água, leve os legumes, o tomate e as especiarias ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
Retire e reserve os bastões de cenoura. Coe o caldo, apertando bem os legumes na peneira. Volte o caldo à panela e tampe. Descarte os outros ingredientes.
Para o cuscuz
Ingredientes:
2 xícaras de chá de cuscuz marroquino
2 cebolas médias
6 cubos de abóbora japonesa
1 abobrinha pequena
1 punhado de vagem holandesa
1/2 xícara de chá de grão-de-bico cozido
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Modo de fazer:
Descasque e corte as cebolas em rodelas finas.
Numa frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, coloque as rodelas e abaixe o fogo. Vá mexendo de vez em quando, até que fiquem douradas, cerca de 10 a 15 minutos. Reserve.
Lave os legumes e corte a abobrinha em bastões (como os de cenoura).
No caldo marroquino, junte os legumes (inclusive as cenouras já cozidas) e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Com uma escumadeira, transfira os legumes para um prato fundo, tempere com um pitada de sal e tampe para não esfriar. Tampe a panela com o caldo.
Numa tigela, coloque o cuscuz, o sal, 2 xícaras de chá do caldo fervente e o restante do azeite. Misture bem e abafe pelo tempo indicado na embalagem (aproximadamente 5 minutos). Destampe e solte os grãos com um garfo imediatamente.
Enquanto o cuscuz hidrata, leve o restante do caldo ao fogo alto e deixe cozinhar até reduzir à metade do volume (cerca de 5 minutos) e tempere com sal. Ele servirá de molho para regar o cuscuz.
Numa travessa redonda, coloque o cuscuz hidratado, formando uma pirâmide. Arrume os legumes ao redor do topo e regue com um pouco do caldo. Coloque a cebola caramelizada sobre os legumes e o grão-de-bico por cima.
Sirva a seguir com o caldo restante numa molheira à parte. E o prato está pronto para ir à mesa!
E aí, o que achou dessa receita?
Conta aqui pra gente 🙂