A nossa sugestão de hoje é a receita de um prato super tradicional e bem popular por aqui: quibe. Só que desta vez, a San encontrou uma receita bem menos comum e super deliciosa: quibe assado, recheado com queijo Catupiry.
Esta receita é super prática e bem simples de fazer. E o resultado? Incrível. Fica super levinho e se adapta à qualquer hora do dia: pode ser servido para o almoço com arroz e grão de bico, por exemplo. Mas também pode ser uma ótima opção de lanche da tarde ou para o jantar, com pão e salada.
Com todas as opções para servir, o importante é não deixar de tentar repetir a receita em casa. Veja o que você acha da sugestão da San para a nossa Cozinha do dia:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de trigo para quibe (150g)
400g de patinho moído
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
1 cebola pequena picada
Meia colher (chá) de pimenta síria
1 pitada de canela em pó
Sal a gosto
Pedacinhos de manteiga
1 embalagem de Requeijão Catupiry (410g)
Modo de fazer:
Quibe:
Lave bem o trigo e deixe-o numa tigela, de molho coberto com água por cerca de 2 horas. Escorra e esprema bem, retirando todo o excesso de água.
Numa tigela junte a carne, o trigo hidratado e espremido, a hortelã, a cebola, a pimenta, a canela e o sal. Misture bem de maneira a obter uma massa homogênea.
Montagem:
Unte um refratário ou assadeira de alumínio (com cerca de 20cm) untado. No momento de moldar o quibe no refratário, molhe as mãos em água fria.
Distribua metade da quantidade do quibe.
Espalhe o Requeijão Catupiry e cubra com o restante da massa de quibe. Alise a massa de maneira que a superfície fique uniforme.
Com o auxílio de uma faca, marque a superfície em 4 tiras na horizontal e 4 na vertical (com cerca de 5 cm de espessura), formando 16 quadrados. Em cada quadrado, coloque 1 “ pedacinho” de manteiga.
Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até a superfície dourar levemente. Corte em quadrados e sirva quente ou frio.
Este prato fica incrível! Experimentamos assim que ele saiu do forno… tive vontade de passar por baixo da mesa, a la Ana Maria Braga! Vale a pena acompanhar o quibe com arroz branco ou pão sírio torrado!
Conta aqui pra gente o que você achou desse prato!
Hummmm….maravilhoso!!!
Que delícia , como não como carne vermelha…….vou fazer com peito de
frango moído .beijos