Parece que cozinhar arroz é uma tarefa simples pra todo mundo, menos pra mim, é claro. Já prevendo essa dificuldade, ganhei a famosa panela elétrica esse final de semana da minha prima a fim de facilitar minha vida. As coisas se simplificaram? Não. Pelo contrário, pra mim ficou ainda mais difícil. O momento de tensão já começou no manual de instruções – tampas, reservatórios, colher e divisórias – pelo menos uns cinco minutos para reconhecer as peças e ver onde se encaixam.
A próxima etapa foi descobrir a receita de risoto própria pra panela elétrica (detalhe: nunca fiz arroz e já quis me meter a fazer risoto). Tem diferença? Boa pergunta. Encontrei meia dúzia de receitas, cada uma com uma instrução diferente. É, parece que o Sr. Google não facilitou meu trabalho dessa vez. A solução foi selecionar as “melhores” e mais fáceis pra me arriscar a fazer.
A dificuldade começou para cortar a cebola; em meio a lágrimas na cozinha cortei o alho e misturei o caldo de legumes no fogão. Neste momento, namorido chega em casa já dando bronca: como eu vou saber que toda a receita é pra ser feita na panela elétrica? Enfim, refoguei cebola e alho na manteiga e coloquei o caldo de legumes, arroz, açafrão e sal na panela elétrica. Teoricamente era pra deixar lá até cozinhar e o caldo “secar”. Fiquei de olho por mais de uma hora (contada no relógio) até a panela desligar automaticamente. Aí tirei a foto abaixo. Como a receita não era uma sopa nem uma canja, obviamente tinha alguma coisa errada ali.
Li mais umas dez vezes o manual de instruções e ele não me ajudou a resolver o problema. Aparentemente a panela tinha se autodesligado e por nada no mundo consegui ligar de novo. Nesses momentos ficamos nervosos e dá vontade de jogar tudo pro alto. Foi então que decidi passar a receita para a panela e fazer no fogão mesmo. E ainda no acesso de raiva fui tirar a panela elétrica da tomada, esbarrei no pote de queijo ralado e metade foi pra pia.
Então, em mais dez minutos a receita ficou pronta. Não sei explicar como consegui concluir esta tarefa. Fui sentar à mesa assistindo Tela Quente, horas após ter começado a receita.
Acho que alguém lá em cima gosta de mim está colocando aquele tempero “Sazon com amor” nas minhas receitas para que eu não desista de tentar cozinhar. Certeza.
Tempo de preparo: três novelas e dois telejornais
Ingredientes: conforme a foto abaixo
Quantidade: olhei umas quatro receitas diferentes na internet, cada uma indicando uma quantidade diferente. Na dúvida, fiz um mix de cada uma delas.
Lição do dia: “continue a nadar…”
Ah querida q bom que no final deu tudo certo!!!! 🙂
Cozinhar não é facil! Mas aos poucos vc pega o jeito e fica craque! 🙂
Pensa que tds as receitas q você fez deram certo e que apesar de tds os imprevistos você não deve desistir das panelas, pois com certeza tem muito futuro!!!!
Te amo!
Beijos
Gabriela é assim mesmo é errando que agente aprende, já já vc vai ser uma cozinheira de dar inveja. se quiser te dou umas aulinhas básicas… rsrsrsrs bj
Lili, to precisando mesmo de aulas básicas. Isso porque uma amiga me deu um livro de receitas! Hahaha… mas inacreditavelmente ficou gostoso!
Bjos e obrigada pelo carinho 🙂
San, juro que não sei como deu certo ontem!
Vicki deu uma assistência mas acho que ele também ficou impressionado com o resultado. Com certeza chego lá.
Próxima receita vai ser um macarrão do seu livro.
Obrigada pela ajuda sempre presente.
Te amo!!
hahahha boa cabeção!!
nessas horas é q servem o miojo, o pão de queijo, a pizza….rsrsrs…fica tranquila, ninguém aprende a cozinhar na primeira vez, vai ficar craque, vc vai ver!!
mas agora ja sei q nao vou pedir pra vc fazer arroz pra mim hahahahahha brincadeirinha!!
te amooo
Gente será que a panela não faz risoto? Melhor pedir ajudo pro “Mister M”…ahahaha…
Não esquenta não, a Juliana vai fazer um arroizinho gostoso pro cê….
bjss
Depois do risoto, vou tentar fazer arroz.
Como diz o ditado: primeiro aprendemos a correr, depois a andar hahaha
Bjoosss obrigada pelo carinho de todas!
para uma primeira tentativa ate que um jantarzinho com rizzoto não foi mal vai ?!!! tudo bem que o jantar chegou sò as 23.00hs kkkk mas mandou bem… eu confesso tambem que na cozinha ou eu leio a receita ou eu misture os ingredientes..rs rs rs …. mas fala serio? a panela è bonita vai !??..
A panela é linda! Só preciso saber usar hahaha… Vou tentar fazer um arroz doce (a receita veio junto com o manual da panela) aí vc vai provar! To melhorando, vai? Hahahaha….
Bjoosss e obrigada pela visita 🙂
Querida Gabriela , nem acredito que já esteja fazendo tantas novidades na cozinha.
Parabens,todo começo é complicado ,vá em frente . Toda receita tem o pulo do gato ,voce vai descobrir .
beijos Má
Obrigada Má!
Vou tentando dar um jeito aqui nas receitas pra que deem certo. Um dia chego lá! 🙂
Bjos!
rsrsrs eu tbm apanhei no começo com minha panela de arroz, mas ela é mega útil, vc consegue fazer arroz, e legumes dentro sem dar muito trabalho. Deve ter vindo um copinho medidor junto. Vc coloca 1 medida de arroz e 3 medidas de água, liga a panela e deixa ela lá e vai fazendo outras coisas… agora risoto… bom esse eu sou da moda antiga… acho melhor vc fazer no fogão mesmo… Segue a receita de risoto q seu primo mais gosta:
Risoto de camarão com limão siciliano:
1 cebola média , azeite (aqui na casa dos Freddi Fiuza é manteiga mesmo), 1 xícara de arroz arbóreo sem lavar antes, a medida de uma leiteira de água com um cubo de caldo de legumes e duas taça de vinho (indispensável), 1 limão siciliano, 1 pouco de camarão (pode ser congelado ou fresco, desde q já esteja limpo, pq limpar camarão ngm merece)
A primeira coisa antes de fazer uma receita é sempre verificar se vc tem todos os ingredientes. Coloque tudo em cima da mesa e faça como a Ana Maria Braga. Já deixe tudo picadinho e arrumadinho antes de usar.
Coloque a água na leiteira e um cubo de caldo de legumes e leve ao fogo pra ferver. Pica a cebola e separa. Separa duas taças de vinho uma bem cheia a outra até a metade.
Preparo:
Camarão: Dá uma refogadinha rápida no camarão numa frigideira com um pouquinho de azeite e sal antes de começar a receita e reserva.
Risoto: Colaca 1 col de copa de manteiga ou azeite na panela e a cebola picada. Deixa refogar por 1 min até a cebola ficar um pouco transparente e coloca o arroz arbóreo (sem lavar antes). Deixa refogando mais uns 2 min. Pegue as duas taças de vinho. Jogue dentro da panela aquela q está até a metade e beba a outra (rs). Espere o vinho evaporar e ai coloque uma concha do caldo q está fervendo na leiteira. Desligue a leiteira pq senão seu caldo vai evaporar . Quando a água evaporar de novo, despeje mais caldo da leiteira (mas não todo) até cobrir um pouco do arroz, mexa , coloque no fogo médio e deixa cozinhando mexendo de vez em quando. Raspe a casca de meio limão siciliano mas cuidado pra não chegar até a parte branca q é amarga. Reserve. Vai colocando caldo e mexendo. Quando jogar o ultimo caldo da leiteira, coloque as raspas de limão e o camarão mexa, veja se o arroz ta bem cozido e se ok, desligue o fogo, acerte o sal e sirva em seguida pq risoto frio fica ruim.
Hummm gostei dessa receita. Vou tentar fazer um dia lá em casa e chamarei vocês pra provar! 🙂
Preciso testar a panela com arroz mesmo, acho que aí sim vai dar certo. Outro arroz que to com vontade é o doce.
Aiii Creusa, tem mtaaa coisa ainda pra aprender…..
Gabriela, estou adorando esse teu jeitinho de tentar fazer,…..Quem nessa vida não levou umas cacetadas para aprender algumas coisinhas,que atire a primeira pedra.Siga em frente,com todo esse amor de namorido e familia tudo fica mais simples.Abraços Marli Torrieri
Marli, muito obrigada pelo carinho.
O jeito é tentar mesmo que um dia irei aprender!! Hahaha…
Venha sempre me visitar! Bjosss 🙂