Uma palavra, vários significados
Em tempos de distanciamento social, saudade é uma palavra forte. E quanto mais o tempo passa, mais saudade eu sinto.
Abraço, família, amigos, jantares, bar, pagode, viagem, passeios na praia, dança, show, aglomeração. Contato físico, olho no olho. Quanta saudade de tudo isso.
Do que você tem saudade?
Enfim, estamos há quase um ano vivendo em quarentena, isolados e ainda não compreendemos o verdadeiro significado e importância de pandemia.
Coincidência ou não, pandemia rima com empatia. Simpatia. E como temos dificuldade para entender a dor do outro.
Porque se fôssemos capazes de entender as lágrimas de saudade das outras pessoas, talvez o mundo não fosse ~ ou não estivesse ~ um lugar tão ruim assim.
E que vontade de transformar a minha saudade em encontro, contato físico e alegria.
Mas, enquanto isso não acontece, sigo torcendo e trabalhando a minha empatia. A minha capacidade para enxergar o mundo através do olhar do próximo e, antes de criticá-lo, compreender suas lutas e suas batalhas. Acredito que este seja um conforto para enfrentar a realidade.
Então, cultivo a minha empatia transformando-a em apoio, palavras de amor, suporte e ajuda. Porque mesmo à distância, nós podemos fazer a diferença na vida de alguém. Acredite. Se conseguirmos fazer a diferença na vida de uma única pessoa, a nossa vida já valerá a pena.
E porque eu sei que tudo aquilo que eu ofereço posso um dia precisar também. E vai fazer a diferença na minha vida com certeza.
Que a gente não perca jamais a ternura e o amor no coração. Que a gente tenha piedade, compaixão e paciência. E que possamos transformar todos os bons sentimentos em fé e esperança para que em breve a saudade possa ser transformada em dias melhores e que possamos lembrar destes dias de pandemia como uma grande evolução e aprendizado.
[…] tudo o que você sempre sonhou ~ e batalhou ~ vai dar um jeito de chegar até você. Não porque você pediu, mas porque você […]