Temos uma nova moradora por aqui: plantamos um pau-brasil no sítio. Na verdade, ganhamos uma muda de Adenanthera pavonina, uma árvore da mesma família do pau-brasil e, com isso, aos poucos vamos transformando nosso espaço no sítio em uma floresta linda e cheia de amor.
Primeiramente, gostaria de mostrar a muda que ganhei da minha prima. Foi feita com o maior carinho em um processo que demorou seis meses para ficar deste tamanho.
Aparentemente frágil e delicada, essa árvore pode atingir até 15 metros de altura. Ou seja, ela vai crescer e se desenvolver muito ainda.
Plantamos um pau-brasil no sítio
Também conhecida como olho-de-pavão, tento-carolina e falso pau-brasil, esta árvore tem folhas bipinadas, de 3 a 6 pares de pina, foliólulos alternos, oblongos ou ovadas, flores pequenas amarelo-pálidas, favas estreitas e falcadas e sementes vermelhas, muito duras e lustrosas que parecem contas de miçanga.
Adenanthera pavonina é originária do sudeste da Ásia, é cultivada para a exploração da madeira e propriedades medicinais das folhas, casca e sementes. Além disso, é usa-se esta árvore para reflorestamentos e também como planta ornamental.
Escolhemos um espaço em um campo aberto e gramado do sítio, sem árvores ou plantas muito próximas para que o nosso falso pau-brasil possa crescer com bastante espaço e muita saúde.
E, uma vez que este plantio significou tanto para nós, minha mãe resolveu levar a uma joalheria uma das sementes da nossa árvore. E este foi o resultado: um pingente incrível para colocar na minha corrente e andar sempre comigo por aí.
Afinal, presentes com significados representam e marcam demais nossas vidas não ´é mesmo?
E aí, o que achou desta história? Conta aqui e aproveita para se inscrever no Youtube da Caubi! Por lá eu conto a história completa e mostro o passo a passo do plantio desta árvore. Então, vem se emocionar comigo também!