Certa vez, saí para jantar com alguns amigos da época da faculdade que a tempos não encontrava. E ao longo da noite, entre contar e ouvir as novidades da vida, notícias da família e conquistas pessoais além de nossas carreiras, começamos a conversar a respeito de nossas profissões e os caminhos que decidimos trilhar depois da formatura.
Foi quando colocou-se à mesa a (polêmica) questão do sucesso. O que é ser alguém bem sucedido afinal? E falamos sobre salário, altos cargos, carros caros, casas grandes e (mais uma vez) dinheiro. A discussão, que a princípio parecia bem óbvia, tomou um rumo inesperado. O assunto se estendeu até a sobremesa: comi meu crème brûlée refletindo sobre o assunto quando um dos amigos sentados à mesa, acompanhado de uma xícara de café concluiu “sucesso não é ter um cargo como alto executivo em uma grande empresa e receber um salário milionário. Ser bem sucedido é honrar seu caráter e dar valor às pessoas ao seu redor.
E desde então, fiquei refletindo sobre esse assunto. Sucesso, enfim, está ligado ao que somos e não àquilo que temos. Nunca acreditei que a felicidade estivesse relacionada ao dinheiro e ao status que ele pudesse trazer. Tudo isso é passageiro. Se sucesso é dinheiro, o que restamos se ficarmos sem ele? A vida é muito mais do que o material.
Sucesso não é conquistar um cargo; é construir algo que possa durar mais do que nossa vida. É fazer a diferença e somar valor às pessoas além de nós mesmos. Ter sucesso é construir uma carreira pessoal e profissional baseada na ética e educação, livre de inimigos e com pessoas que lhe desejem apenas as melhores vibrações. Concluí afinal que sucesso é ter com quem contar nos momentos mais difíceis (inclusive aqueles em que nos falta dinheiro) e sentar à mesa aos domingos com uma família que se ama e se respeita.
Sucesso não é ter a vida perfeita que acreditamos quando somos crianças: aquele clichê de emprego, carro, casa, casamento, filhos e um cachorro. Sucesso é muito mais do que isso. É ter a liberdade para escolher não seguir nenhum clichê. É fazer a diferença para o mundo em que vivemos à sua própria maneira. É ser feliz. E ponto.
Amei as sua colocações. Foi muito bom acordar cedo e ler um texto tão maravilhoso como o seu. Gabriela o pior é que a maioria das pessoas só focam o sucesso com o dinheiro. Mil beijos e parabéns mais uma vez, porque tudo o que escreve é verdadeiro.
Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho de sempre! 🙂
Bjoosss
Lindo demais!! falou tdo! parabéns 🙂
Obrigadaaaaa!! <3
Nem preciso dizer que concordo com tudo, né? 😉
Adorei o texto!
Ainda bem que aquela discussão nos rendeu bons pensamentos né?
Obrigada pela visita e pelas boas conversas de sempre!
Bjoosss
Texto maravilhoso…infelizmente retrata o comportamento de muitas pessoas ainda…Afinal o sucesso visando apenas o material não é sucesso, é….melhor deixar prar lá…..