Para quem tem ar condicionado no apartamento, sabe que é a melhor solução para os dias mais quentes. Mas, em apartamentos pequenos, é quase impossível encontrar uma área destinada exclusivamente à maquina externa do ar condicionado.
Este era justamente o problema aqui em casa. A máquina do ar condicionado fica em um cantinho na varanda e não pode ser coberta ou abafada {quando o ar condicionado é ligado, esta máquina libera um ar super quente} pois a passagem deve ficar livre para a circulação de ar. Não era um grande problema mas esteticamente era bem feio, já que minha varanda, sala e cozinha são o mesmo ambiente.
Depois de pesquisar soluções por aí, encontrei o que poderia resolver três problemas: deixar a circulação de ar livre, esconder esta máquina e ganhar um aparador de apoio na varanda. Veja a solução aqui:
Antes
Depois
Meu pai – super engenheiro – criou um aparador ripado, para cobrir a máquina do ar condicionado e deixar o ambiente mais bonito. As ripas existem apenas em dois lados desta peça: na frente e ao lado direito da foto, que são os lados que realmente aparecem fora da parede. Os demais lados que são encostados na parede são livres, para a passagem de fios e melhor circulação.
Com a peça ripada, o ar pode circular sem nenhum impedimento e, só é possível reparar que tem uma máquina aí atrás de você reparar bem na foto. E, para conservar melhor a peça, encomendei um tampo de vidro sob medida… assim é possível servir o café ou regar o vaso sem manchar a madeira.
Com esta solução simples ganhei um novo cantinho do café e deixei aquele espaço em branco e feio com a máquina do ar e suas tubulações encobertas.
O que você achou desta ideia? É possível aplicar em qualquer canto com este “problema” também 🙂
Gostei muito do projeto da cobertura da condensadora!! Parabéns!!
Estou com o mesmo problema e queria ver como você fez essa cobertura. Mandou fazer? Comprou pronto? Você mesma que fez?
Poderia me dar umas dicas? rsrs
Obrigado!!
Daniel
Oi Daniel, tudo bem?
Muito obrigada pela visita 🙂
Tirei as medidas do ar e fiz um desenho com as medidas que eu queria e mandei para o marceneiro. Como é bem personalizado, foi muito difícil encontrar algo pronto em lojas de móveis, então achei mais fácil mandar fazer.
O lado bom de fazer no marceneiro é que você pode fazer as medidas de acordo com o que cabe na sua casa (e no seu bolso!) e com a cor desejada!
O importante desta peça é ser “ripada” na frente e no lado para esconder a máquina e ser aberto do outro (o lado da tubulação) para que a saída do ar possa circular sem impedimentos.
Se tiver alguma dúvida, só falar! Espero ter ajudado!
Bjooss,
Olá! Tudo bem?
Gostei muito do resultado final, parabéns!!
Quero instalar ar condicionado em meu apto e também terei que deixar a máquina na varanda. Minha dúvida é se a varanda fica muito quente? Você comentou que seus ambientes são integrados e em uma das fotos é possível ver parte de uma mesa, é possível usar este espaço agradavelmente quando o ar está ligado??
Desde já agradeço sua atenção!!!
Oi Josie, tudo bem?
Muito obrigada pela visita e pela mensagem!
O meu ar condicionado fica no quarto, então é bem raro eu deixar ligado no quarto e usar a sala. De qualquer forma, sempre que ligo o ar, abro os vidros da varanda para que o ar circule e não fique muito quente. Quando o ar condicionado fica ligado a noite inteira, por exemplo, a sala fica bem quente mas nada insuportável.
Dá pra usar sim os ambientes integrados da sala enquanto o ar estiver ligado sem problemas…
Qualquer dúvida estou à disposição. Espero ter ajudado 🙂
Bjoooss!
Hum, entendi, Caubi!!
Muito obrigada pela atenção!!!
Olá Cauibi
Parabéns pelo projeto, ficou bem bacana!
Voce conseguiu transformar um elefante branco num espaço bem aconchegante.
Sou engenheiro como seu pai e atualmente estou fazendo muitos projetos similares ao seu, faço em madeira cumarú, ipe, tauari, etc. Quando tiver um tempinho visite meu blog http://www.atelierdozero.com
Obrigado!
José Roberto
Excelente postagem, faz toda diferença para um bom ambiente acertar no ar condicionado. Parabéns!
Oi Mari,
Muito obrigada!! Fico muito feliz.
Bjos e volte sempre 🙂
[…] de saída do ar fica na varanda (fiz um post há um tempo atrás mostrando o antes e depois aqui). Então, meu pai fez o projeto deste móvel em madeira ripada para esconder a máquina do ar. E o […]
Por gentileza, gostei da solução do ponto de vista estético. Porem como fica o acesso para manutenção da maquina de ar? grato
Oi Luiz, obrigada pela visita!
Este móvel é uma mesa, então é só tirar os enfeites de cima e empurrar como uma mesa normalmente. Ela fica solta então não tem problema para movimentá-la, inclusive para limpeza.
Abs,