Quem diria que encontramos no Brasil um dos melhores azeites do mundo? Então, eu tive esta experiência conhecendo uma produção de azeite no interior de São Paulo e vou compartilhar por aqui todos os detalhes desta visita inesquecível.
Ontem fiz uma visita à Fazenda do Campo Alto, localizada em Santo Antônio do Pinhal e produtora do Azeite de Oliva Sabiá. Então, em uma paisagem de tirar o fôlego na Serra da Mantiqueira, pude conhecer um dos melhores azeites do mundo.
Cultivando oliveiras neste local desde 2014, o Azeite Sabiá possui produção tanto em Santo Antônio do Pinhal quanto em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.
Em Santo Antônio do Pinhal, a fazenda conta com uma produção de quase 6 mil oliveiras e em um processo artesanal, foi possível acompanhar todas as etapas desde a plantação até o preparo dos azeites que são disponibilizados à venda.
Então, o diferencial deste azeite é a sua pequena produção com uma acidez surpreendente e qualidade incrível, que levou a marca a receber diversos prêmios como melhor azeite do mundo.
No tour, foi possível conhecer a história dos produtores e apreciar a paisagem linda onde as oliveiras estão plantadas. Primeiramente, podemos ver uma oliveira com mais de 300 anos que veio do Uruguai para a Fazenda. Ela é a entrada para a plantação que vem logo a seguir.
Em seguida, é possível mergulhar na história do azeite e do local e se perder com tamanha beleza da natureza que serve como cenário para uma deliciosa história.
Conhecendo uma produção de azeite no interior de São Paulo
As azeitonas são colhidas ainda verdes, ou seja, a chamada colheita precoce, o que oferece um sabor fresco e um aroma único ao Azeite Sabiá.
É possível encontrar o Azeite Sabiá em 4 tipos diferentes:
- Arbequina: azeitona de origem espanhola, a arbequina produz um azeite equilibrado, aromático, frutado e com uma leve picância no final;
- Arbosana: azeitona de origem catalã, Espanha, a arbosana produz um azeite com toques de tomates maduros, amêndoas e frutas tropicais. Médio frutado, picante e levemente amargo;
- Koroneiki: azeitona originária da Grécia, a koroneiki produz um azeite de sabor frutado, com toques de tomate verde e maçã. É picante e tem um leve amargor. Possui um alto teor de polifenóis, o que lhe dá maior estabilidade de sabor e frescor;
- Coratina: azeitona de origem italiana, da região da Puglia, a coratina produz um azeite médio frutado com toques de alcachofra, amêndoas e rúcula. Tem alto teor de polifenóis, antioxidante que faz muito bem à saúde, com amargor e picância intensos. É ideal para acompanhar pratos mais temperados, cordeiro, entrecôte e verduras amargas.
Ou seja, um passeio de descobertas
Ao final do passeio, pudemos fazer uma degustação às cegas e então entender um pouco mais sobre os azeites testando o nosso paladar.
Enfim, foi possível aprender sobre aromas, picância, armargor e harmonia dos tipos de azeite, bem como a importância de escolher um bom azeite extra-virgem tanto para as receitas quanto para a nossa saúde.
Ou seja, com certeza este é um passeio imperdível para quem vai visitar a região da Serra da Mantiqueira. Portanto, super recomendo!
O passeio custa R$ 30 por pessoas e deve ser agendado com antecedência através do contato do site do Azeite Sabiá.
E então, o que achou deste passeio e desta descoberta? Me conta, quero muito saber!
Acompanhe a Casa da Caubi nas redes sociais:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi
Muito bom o seu texto e belas fotos. Um olhar diferente. Parabenizar e obrigada!
Parabéns pelo trabalho!
Achei tudo tão incrível que valia a pena compartilhar 🙂
Parabéns, vc sempre impecável, faz muita diferença , tudo muito detalhado. Muito obrigada. Deus te abençoe. Bjs.
Oi Edna, muito obrigada pelo carinho!
Seja bem-vinda sempre por aqui 🙂
Gostaria de saber qto custa um vidro desse?
Aqui na minha cidade nós mercados nunca vi.
Moro em Santa Rita do Sapucaí MG.
Gostaria de comprar.
Obrigada pela reportagem.
ABRAÇOS
Roseli.
Oi Roseli, tudo bem?
No site da própria marca está a partir de R$ 79, segue o link: https://lojaazeitesabia.com.br/
Espero que goste e agradeço pela visita e pelo carinho 🙂
Trabalho com azeite à 17 anos , porém ainda não conheço um plantil de Oliveira..
Gostaria de matar essa curiosidade e apreender um pouco mais sobre o produto.
Vale a pena fazer a visita, a gente aprende demais
E você que tem experiência vai aproveitar muito 🙂