… mas quem disse que repetí-lo mais de uma vez é burrice? Certamente quem nunca errou (ou quem nunca aprendeu com um erro), não sabe que em determinadas situações precisamos errar duas, cinco, dez ou vinte vezes até conseguir aprender uma lição valiosa e seguir em frente sem falhar novamente.
Cada um de nós chegou até este ponto trilhando caminhos diferentes e encontrando várias armadilhas, tropeçando em algumas pedras e caindo em diversos buracos. Mas as minhas dificuldades certamente foram diferentes das suas, o que não me permite julgar suas falhas, criticar suas soluções e as trilhas que você decidiu percorrer; não conheço suas falhas e é errado julgar suas escolhas a partir dos meus erros. Além de tudo, é egoísta ver o problema e os erros dos outros por este ângulo, sem antes conhecer a história de cada um.
Talvez eu tenha passado por dois fracassos amorosos para conseguir ter sucesso no terceiro amor. Ou no quinto. Talvez eu tenha aprendido as lições para não falhar em um relacionamento. Ou talvez em ainda tenha que errar mais algumas vezes para que cada desilusão amorosa não se torne uma tragédia.
Eu aprendi que precisava estudar para as provas da faculdade depois que fiquei de DP logo no primeiro semestre. Aprendi que certos erros custam tempo e (muito) dinheiro; e aprendi também que definitivamente não tenho o dom para a matemática. Mas demorei mais de quatro anos para perceber isso, depois de muita dificuldade para realizar exercícios em sala e depois muitos “não” em entrevistas de emprego na área.
A verdade é que a gente erra muito até acertar. E para chegar ao acerto dói. E muito. Perdemos noites de sono, nossas economias da poupança e muitas vezes pedaços de nossos pobres e sofridos corações. Para acertar um caminho e ficar em paz novamente com nossas almas e espíritos precisamos de tempo, paciência, humildade, lenços (para conter eventuais lágrimas!) e olho no futuro.
Precisamos de tempo para absorver o erro, aprender com ele e nos recuperar para continuar nosso caminho. Precisamos de paciência porque tudo tem tempo certo para acontecer e em 99% das vezes não é no tempo em que queremos que as coisas aconteçam. Precisamos de humildade para aceitar o erro e saber que errar é normal, mas extraordinário mesmo é reconhecê-lo. Precisamos de lenços para colocar para fora toda a raiva, dor e tristeza que sentimos ao cometer um grande erro. E precisamos de olho no futuro para olhar para frente e deixar o passado para trás.
Não é fácil acertar. Mas o mais importante é que a gente não deixe com que os erros nos impeçam de tentar nossos acertos. O aprendizado com certeza vai valer a pena.
Parabéns!!! texto MARAVILHOSO…”vivendo e aprendendo a jogar…nem sempre perdendo, nem sempre ganhando….mas aprendendo a jogar…”
Muito obrigada! O mais importante é aprender com os nossos erros e seguir sempre em frente!
Bjoooss
lindo texto!!!!!
Muito obrigada!! 🙂
Bjoooss
Lindo texto, aliás como todos os outros .
É realmente vamos aprendendo e melhorando , só não podemos ficar presos a eles……
Muito bem ……vamos em frente …….Beijos
Li recentemente uma frase de Santo Agostinho : ” Erro, logo, sou ” .