Depois de passarmos alguns dias em Barreirinhas e Santo Amaro, chegou a vez de curtir as férias em Atins. Em nosso roteiro, decidimos ficar 4 dias por lá e foi o suficiente. Enfim, conseguimos explorar bastante o vilarejo e ter experiências gastronômicas incríveis (que irei detalhar em breve por aqui em um post especial só da gastronomia de Atins).
Localizado entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas este é o lugar ideal para se conectar com a natureza e descansar. Então, o vilarejo possui ruas de areias e um clima relax de um paraíso pouco descoberto ainda.
Primeiramente saímos de Barreirinhas de barco e fizemos a navegação pelo Rio Preguiças com paradas em Vassouras, Cauburé e Mandacaru e chegada em Atins. Este passeio inclui uma travessia por um mangue na região com diversos animais silvestres e uma paisagem incrível e totalmente conectada à natureza.
Nós ficamos hospedados na Pousada Jurará, localizada em uma rua bem central, a qual pudemos fazer muita coisa a pé, principalmente nos locomover até os principais restaurantes de Atins.
Férias em Atins
Nos dias de hospedagem em Atins pudemos aproveitar passeios de barco pelo rio e também curtir a areia tranquila de um local repleto de kitesurf. Além disso, também pudemos conhecer as paisagens no passeio pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Canto de Atins.
Este passeio é completamente diferente das visitas à Barreirinhas e Santo Amaro. Deste lado do Parque Nacional pudemos encontrar vegetações e até alguns animais. Fizemos um passeio com duração de 4 horas no entardecer então foi possível ver um pôr do sol incrível do alto das dunas. Por ser um lugar mais distante, estávamos praticamente sozinhos no Parque Nacional. Então, pudemos curtir todos os momentos e ouvir o som da natureza. Este passeio custou R$ 200 por pessoa.
Outro passeio imperdível é o entardecer com a revoada dos Guarás. Este passeio começa por volta das 16h o qual você entra em uma lancha e vai até a ponta do mangue para ver a revoada de pássaros vermelhos pousar para dormir. Além disso, o pôr do sol dentro da água é incrível e já vale o passeio. Observar os pássaros de pertinho também é uma experiência única. Este passeio custou R$ 100 por pessoa e eu recomendo demais.
Acompanhe também a Casa da Caubi nas redes sociais e não perca nada porque sempre tem coisa boa por aí:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi