Para comemorar o Dia do Sushi ~ dia primeiro de novembro ~ recebi esta semana um kit mais que especial. A Azuma Kirin, conhecida pelos famosos e deliciosos saquês, está investindo no segmento alimentício, oferecendo aos clientes a qualidade já conhecida nas bebidas em produtos como arroz para culinária japonesa, missô, shoyu, entre outros.
Fui convidada a participar de uma experiência super divertida e diferente de tudo o que já tinha feito: preparar uma receita japonesa: Niguirizushi de Shitake. E, como por aqui ‘missão dada, é missão cumprida’ me arrisquei em testar minhas habilidades em sushi. Dá uma olhada como foi e veja a receita para você testar por aí também.
Este é kit que chegou por aqui:
Niguirizushi de Shitake
Ingredientes:
415 g de arroz minami mai curto
1 colher de sopa de açúcar cristal
1/2 colher de chá de sal
1/4 xícara de chá de tempero para sushi Azuma
7 folhas de nori
7 unidades de shitake fresco
Modo de fazer:
Primeiro, prepare o tempero. Em um recipiente coloque o tempero para sushi Azuma, o açúcar cristal e o sal, misture até ficar uma textura homogênea e transparente. Reserve.
Em uma panela, coloque o arroz, 500 ml de água e cozinhe em fogo médio. Tampe a panela para acelerar o processo. Quando a água secar, cheque se os grãos estão macios e, caso não estejam, acrescente mais um pouco de água, mantendo o cozimento. Assim que o arroz estiver pronto, coloque-o em uma vasilha e jogue o tempero por cima. Misture delicadamente com um garfo e deixe descansando por uma hora e meia ou até esfriar.
Lave os shitakes para tirar a sujeira superficial, mas não deixe de molho, pois ele absorve água e perde sua textura. Corte os shitakes em fatias de 1,5 cm a 2 cm.
Em uma frigideira grande, fogo médio, esquente um fio de óleo e coloque as fatias de shitake. Tempere com uma pitada de sal e deixe fritarem até ficaram levemente douradas dos dois lados. Reserve.
Corte cerca de 4 folhas de alga nori em tiras de 2 cm.
Organize o local onde você vai preparar os niguirizushis. Coloque a vasilha com o arroz, um potinho com água um paninho úmido (para limpar as mãos), as tiras de nori e as fatias de shitake.
Molhe as mãos, pegue cerca de uma colher de sopa de arroz cheia e molde um bolinho. Aperte bem para que os grãozinhos de arroz fiquem bem grudados. Coloque a fatia de shitake sobre o bolinho de arroz e envolva com uma tira de nori, cortando o excesso.
Está pronto para servir! Para acompanhar, use shoyu e raíz forte.
Alguém por aí está servido?
Confesso que me surpreendi e muito! O preparo de sushi requer muita paciência, mas depois deste teste pude comprovar que com carinho e capricho qualquer um é capaz de ir pra cozinha e se arriscar nos pratos orientais. Vale muito experimentar 🙂