Por Peu.
“Caro leitor você não está louco, nem precisa mudar o grau dos óculos. Pão feito em casa, quentinho, com aquele cheiro que se espalha pela casa toda e FEITO NA PANELA ELÉTRICA. A receita é super simples e rápida.
Os Ingredientes são:
- 2 1/2 xícaras de farinha
- 5g de fermento biológico seco
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/2 colher de chá de manteiga
- 30 ml de leite
- 180 ml de água
Eu tenho um pequeno problema com coisas como farinha de trigo. Esse tipo de ingrediente é muito ariscado e sempre tenta fugir da vasilha quando tento fazer qualquer coisa. Por isso precisei evitar tirar fotos durante o processo de mistura, tinha muita farinha por todos os lados!!!
Mas voltando a receita é simples:
- Dissolva o fermento em ¼ de xícara de água morna e deixe agir por uns 10 minutos
- Junte a farinha, sal e açúcar em uma vasilha grande
- Coloque o fermento dissolvido e o leite na farinha
- Misture pro aproximadamente 10 minutos
- Acrescente o resto da água aos poucos na medida em que achar necessária (fiz duas receitas e em uma nem usei toda a água)
Teoricamente a massa deve ficar lisa e soltar das mãos. Em nenhuma das minhas tentativas isso aconteceu, o que não interferiu para um bom resultado final.
Misture por aproximadamente 10 minutos e você vai sentir que a consistência da massa mudou. Aí é a hora de fazer uma bola, ou o mais próximo possível disso rsrsrs…
Deixe crescer em um recipiente untado com a manteiga por aproximadamente uma hora. Depois desse tempo, a massa quase dobra de tamanho. Retire do recipiente e bata algumas vezes com ela na mesa, porrada mesmo, mas com carinho e sem destruir a mesa (essa é a parte mais legal) até que ela reduza novamente.
Unte a panela com manteiga, coloque a “bola” de massa e deixe crescer por mais uma hora com a tampa fechada.
Depois disso é só ligar a panela e ser feliz. Tempo para o pão ficar legal varia entre 30 a 40 minutos dependendo da panela. O processo que eu usei foi o seguinte:
Ligue a panela, depois de um certo tempo ela vai desarmar, a maioria faz isso (passa do cozinhar para o aquecer) e não tem problema. Depois de 15 minutos você arma ela novamente (passando para cozinhar) e deixa mais aproximadamente 15 minutos.
O pão fica solto da panela e é bom dar uma olhada para não queimar. Assim que um lado já estiver bem assado, você pode virar o pão para dar uma dourada no outro lado. O tempo que você vai deixar do outro lado vai determinar se o seu pão vai fiar mais claro ou mais dourado. O meu ficou aproximadamente 10 minutos.
Essa é uma foto de um dos pães cortado ao meio para vocês verem a textura que fica por dentro. Como amante de pão eu achei que ficou genial!!!
Por hoje é só. Quem for testar a receita lembre-se de ter cuidado com a farinha, ela é muito traiçoeira.
Grande abraço e até a próxima fuuui!!!”