Desde que virei dona de casa, uma das minhas maiores preocupações é a questão da reciclagem do lixo. O prédio onde eu moro tem a separação daquilo que é reciclável e o que não é, mas mesmo assim sempre aparece aquela dúvida de uma coisinha ou outra e em qual lixo jogar. E como meu espaço aqui em casa é pequeno, deixo tudo aquilo que vai ser reciclado em uma sacola separada do lixo orgânico, e sempre que estiver cheia, já levo pro lixo reciclável.
Reciclando em casa será uma série com quatro capítulos dentro do tema “Casa Sustentável”, em que iremos falar sobre a separação dos lixos de papel, plástico, vidro e metal e vai ajudar a gente a tirar dúvidas como “será que papel de bala é reciclável?”. A verdade é que a gente sempre acha que nossa contribuição é pequena perto do todo, mas eu acredito que se cada um de nós fizer a sua parte, iremos caminhar para um mundo melhor e mais sustentável. 🙂
O tema de hoje é sobre o descarte de papel em casa. Você sabia que mais 45% do papel produzido no Brasil em 2011 foi encaminhado à reciclagem? Além disso, hoje é muito comum ver por aí o uso de papel reciclado no trabalho e até mesmo no ambiente doméstico: a qualidade do papel é igual e a gente prejudica menos o meio ambiente.
Em casa a gente deve ficar atento aos papéis que iremos descartar para reciclagem: não podem estar com restos gordura, resíduos orgânicos ou qualquer outra sujeira que possa contaminar o papel, pois isto o torna um lixo orgânico e não reciclável.
O que pode ser reciclado:
- Cadernos, papéis de escritório;
- Jornais e revistas;
- Caixas de papelão;
- Caixas de leite e suco (atenção: devem estar descontaminadas!)
O que não pode ser reciclado:
- Papel vegetal;
- Papel celofane;
- Papel carbono;
- Papéis sanitários e guardanapos usados;
- Fotografias;
- Fitas e etiquetas adesivas.
Talvez possa ser um pouco trabalhoso até a gente se adaptar à reciclagem, mas uma vez que a gente se acostuma com o processo de separar o lixo, a organização em casa fica muito mais fácil 🙂
Fica a dica!
P.S.: papel de bala não é reciclável!
Fonte: Instituto GEA, Bracelpa
Adorei as dicas, também tinha estas mesmas dúvidas…muito legal…o Planeta agradece…
A gente faz a nossa parte e contribui né?
Bjoos!