Para quem acompanhou o instagram do blog essa semana ~ se ainda não passou por lá, confira clicando aqui ~ foi possível acompanhar o lançamento da marca de vinhos Reservado Concha y Toro que promete revolucionar o mercado. Com um sistema de inteligência artificial (conhecido como ChatBot) que pode ser acessado pelo Facebook Messenger ou diretamente em pontos de venda, o consumidor terá ajuda de um sommelier virtual para escolher seus tipos de vinhos e as melhores harmonizações para levar para casa.
A plataforma, batizada pelo nome de “Renato”, utiliza uma linguagem simples e descomplicada que aborda o universo dos vinhos. A ideia é de que o consumidor possa interagir com o sommelier virtual assim como com um amigo: fazendo perguntas e recebendo respostas diretas e divertidas. Com o auxílio de “Renato”, será possível tirar dúvidas não apenas sobre harmonização de pratos, como também sobre acessórios, consumo e formas de armazenamento.
A tecnologia está disponível pelo Facebook Messenger da marca (Reservado de Concha y Toro), no site da marca e em 10 pontos de vendas (PDVs) espalhados pelo Brasil. Para acessá-lo, basta curtir a página do vinho no Facebook e mandar uma mensagem para a página ou interagir com os displays dos pontos de venda.
Uma das percepções mais comuns quando se fala sobre o consumo de vinho no Brasil é de que o assunto é apenas para especialistas. Justamente por isso que a marca Reservado Concha y Toro escolheu a tecnologia ChatBot para entender as necessidades dos clientes e auxiliá-los da forma simples na escolha e consumo de bons vinhos.
Segundo a equipe da Concha y Toro, a marca Reservado Concha y Toro tem como objetivo recrutar novos consumidores e desmistificar o consumo da bebida. A missão é fazer com que as pessoas provem e gostem, sem se preocuparem com especificidades técnicas e mostrar que vinho é para todos os tipos de perfil e o “Renato” veio justamente para disseminar essa cultura.
O ChatBot é uma tecnologia que interpreta, entende e prevê ações, podendo, assim, interagir normalmente com humanos em chats e conversas.
Nos pontos de venda, os clientes encontram um toten com display de interação e prateleiras luminosas com os vinhos da marca. Na tela, o sommelier virtual responde dúvidas previamente selecionadas e de forma intuitiva. Ao sugerir uma harmonização, automaticamente o toten acende as prateleiras luminosas, guiando o consumidor para a escolha certa.
Caso o consumidor esteja no ponto de venda e queira interagir com o toten via Facebook Messenger pelo seu celular, também é possível, por meio de um código gerado pelo toten e que deverá ser inserido no chat. E a mesma tecnologia é aplicada ao painel luminoso: quando uma harmonização é sugerida, acenderão as luzes do equipamento, direcionando o consumidor para a melhor compra.
Encontre o ChatBot mais perto de você:
São Paulo
- Walmart Tamboré – Alameda Araguaia, 2751, Tamboré, São Paulo – SP
- Makro Butantã – Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jd. Peri, São Paulo – SP
- Peg Pese Interlagos – Av. Interlagos, 5220 – Interlagos, São Paulo – SP
- Mambo Brooklin – Av. Vereador José Diniz, 2339, Cidade Monções, São Paulo – SP
- Covabra Imperatriz – R. Eleutério Rodrigues, 735 – Vila Nova, Campinas – SP
Rio de Janeiro
- Mundial Jd Oceanico – Av. Érico Veríssimo, 918 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
- Prezunic Barra da Tijuca – Av das Américas 13 850 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Minas Gerais
- Epa São Lucas – Av. do Contorno, 4255 – São Lucas, Belo Horizonte – MG
Santa Catarina
- Giassi Campinas – Av. Irineu Bornhausem, 425 – Campinas, São José – SC
Bahia
- G Barbosa Costa Azul – Rua Arthur de Azevêdo Machado, 3447 – Costa Azul, Salvador – BA
Mas se não tem um mercado por perto, não tem problema. Acesse o Facebook Messenger e comece a conversar com o “Renato” para pedir as melhores sugestões para a sua próxima receita!
E aí, o que achou desta super novidade?