Este roteiro é um capítulo à parte: Um dia em Santo Amaro do Maranhão foi o ponto alto da viagem e nos fez criar memórias que ficarão para sempre em nossos corações.
Eu já tinha lido e quem já foi para os Lençóis Maranhenses me falou: ‘não deixe de ir a Santo Amaro’. Então, criei uma certa expectativa e nós conseguimos encaixar em nosso roteiro.
Há quem fique hospedado na pequena cidade mas nós passamos apenas um dia. Saindo de Barreirinhas, Santo Amaro fica a uma hora de viagem aproximadamente. Saímos para o passeio por volta das 8h da manhã e retornamos às 8h da noite. Ou seja, é um dia intenso e cansativo mas valeu cada minuto neste passeio.
Um dia em Santo Amaro do Maranhão
Este passeio custou R$ 300 por pessoa e incluía o transporte ida/volta da nossa pousada em Barreirinhas e os passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhense
Mas Santo Amaro vale cada minuto de contemplação. As areias parecem mais claras e as águas tem um tom mais verde. São muitas lagoas e é tudo mais tranquilo. Um silêncio para admirar e se conectar com a natureza. Paramos em diversas lagos para banho e a cada parada, o guia nos abria um kit de guarda-sol com cadeiras para admirar a paisagem.
Nós fizemos o Circuito das Emendadas, que dura o dia inteiro. Então, fizemos algumas paradas em lagoas na parte da manhã e a pausa para o almoço foi em Betânia, que é possível chegar de barco através do Rio Alegre. Lá existe um restaurante e algumas redes à beira-rio para descansar.
Um ponto importante é o traje para este passeio. Por causa do sol, optei por usar shorts e camiseta com proteção solar UV por cima do biquíni. Além de chapéu e óculos escuros. Para nadar nas lagoas, vale a pena ficar confortável e ficar só de biquíni mas, para os trechos de caminhada onde não há sombra nem árvores, vale a proteção extra.
Enfim, o passeio termina no pôr do sol. O carro 4×4 nos guia até as dunas mais altas para contemplar esta beleza inigualável. De tirar o fôlego mesmo! Ou seja, se você está planejando ir aos Lençóis Maranhenses, não deixe de incluir Santo Amaro.
Acompanhe também a Casa da Caubi nas redes sociais e não perca nada porque sempre tem coisa boa. Te encontro por aí:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi