Uma pausa

E o que eu tenho a ver com isso?

A polêmica das sacolas de plástico. O que afeta a minha vida? O que eu tenho a ver com isso? Porque eu devo me preocupar? Estas perguntas me apareceram hoje, na minha ida semanal ao mercado para comprar produtos de limpeza (apenas um adendo: estou desconfiada de que minha ajudante toma Veja Perfumes da Natureza ao invés de água. Nunca vi acabar tão rápido…).
Há vários meses eu, namorido e minha família já adotamos as sacolas retornáveis – ou ecobags. Confesso, levamos um tempo para nos adaptar, mas conseguimos vencer o pré conceito e entender tudo o que envolve uma sacola plástica e quais as suas consequências.
E é triste (para não dizer revoltante) ver que em um supermercado de aproximadamente 15 terminais de caixa, apenas duas pessoas usavam a ecobag para guardar suas compras – eu e minha mãe. E, ao conversar com a caixa sobre o assunto, tivemos que ouvir “a gente não deixa as sacolas plásticas expostas, entrega ao cliente somente o necessário e adotou a medida de contratar um embalador por terminal, para o cliente não abusar e pegar muito mais sacolas do que realmente precisa”.


Fala sério. Aposto que mais de 90% destas pessoas irão usar essas sacolas como lixo ou então simplesmente fazer com que elas componham o seu próprio lixo. Elas não são recicláveis, demoram pelo menos 200 anos para se decompor e ainda liberam toxinas, entopem bueiros, matam animais e de quebra também poluem.
E agora eu me pergunto: o que isso afeta a minha vida? Sendo um pouco egoísta, isto afeta minha rinite devido a não dispersão da poluição no ar, afeta o trânsito para ir para casa devido aos alagamentos e entupimentos de bueiros e esgotos, afeta no aumento de ratos e insetos devido ao desequilíbrio na cadeia alimentar. Agora pensando no meio ambiente, já podemos imaginar o tamanho dos danos de mais de 11 milhões de pessoas na cidade de São Paulo usando e descartando suas sacolas plásticas por aí.

Apenas um desabafo. Espero que a gente consiga mudar nossas crenças e opiniões enquanto há tempo. Não muito.

Lição do dia: vamos adotar de vez as ecobags. Não poluem, não são jogadas fora. Não ocupam espaço no carro, não furam, não rasgam e cabem pelo menos quatro vezes mais produtos que as sacolinhas de plástico.
Dica de leitura: Por uma vida sustentável.

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

10 comentários

  1. Se cada pessoa pensasse assim como vc certeza que este mundo seria mtoo melhor né?!

    Cada um deve começar a fazer sua parte, pq se continuar assim acho q não vou ter filhos viu! hahahha para ele nascer no mundo desse jeito!

    Beijos te amooo

  2. Pois é… tenho medo de ter filhos só de pensar no mundo que iremos deixar no futuro.
    Mas se cada um fizer sua parte, ainda temos chance 🙂
    Bjoooss te amo!

  3. o nosso governo é o primeiro a se manisfetar com ordens e MP , mas não conscientiza a população em campanhas mais eficazes, pois não basta só comprar (obrigar) uma sacola reciclavel é preciso ter consciência do porque e para que compramos e utilizamos.
    ” o que faz voce feliz ?? ” com certeza uma vida + comprometida com nosso planeta. a nossa saude e o nosso futuro agradece.

  4. E apesar das medidas contraditórias, não temos a conscientização das pessoas e campanhas eficazes.
    Ainda temos muito trabalho pela frente…. mas se cada um fizer a sua parte, já podemos contribuir um pouco 🙂 🙂

  5. Eu fiquei revoltado quando voltaram com as sacolinhas.

    Eu acho as retornaveis sensacionais. Com 3 dessas faco a compra do mes, tiro toda a compra do carro em apenas 1 viagem e nao tenho medo que as exatas 36 heinekens long neck que cabem na sacola caiam e se espatifem como ja aconteceu com as descartaveis!!!
    Sou a favor da volta da “proibicao”!!!!

    Beijos Caubi

  6. Pois é! Eu também fiquei bastante inconformada ontem. 🙁 🙁
    Acho que temos que fazer a nossa parte e espalhar a ideia. Realmente com uma viagem compro comida, produtos de limpeza e latas de refrigerante, em sacolas seguras e ainda economizo o espaço porque elas ficam guardadas no carro!!
    Bjoooss obrigada pela visita 🙂

  7. Concordo plenamente , as sacolas retornáveis são ótimas . O que atrapalha a educação da população é essa briga da justiça , são LEIS confusas e a cada momento uma desisão . E as consequensias somos nós que sofremos . Mas continuemos na luta .
    beijos Má

  8. É isso aí!
    Temos que fazer a nossa parte e ficar com a consciência tranquila de que estamos lutando por um futuro melhor.
    Bjooss 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *