Eventos

Mãos que transformam: o trabalho do Consulado da Mulher

11 out 2016 • por Caubi • 0 Comentários

 

No final de setembro fui convidada para um evento diferente de todos os outros que já compareci: uma premiação dedicada ao trabalho de empreendedorismo da mulher em situação de risco e vulnerabilidade.

O evento foi organizado pelo Consulado da Mulher, ação social da Consul que há 14 anos incentiva e viabiliza a geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas através do empreendedorismo feminino. As mulheres, por sua vez, conseguem ~ através de seus projetos ~ impactar e transformar a comunidade onde vivem, criando negócios que desenvolvem todos os núcleos familiares. Ao longo de sua existência, o Consulado já beneficiou mais de 34 mil pessoas ao redor do Brasil.

Todos os anos o Consulado faz uma imersão em diversos projetos e organizações comandados por mulheres em situação de risco e, os dez melhores trabalhos recebem uma premiação de dois anos de asssessoria para auxiliar o projeto a se desenvolver e ampliar sua renda, além de todos os equipamentos Consul necessários ao negócio. Este ano foram 128 projetos inscritos.

Empreendimentos dos estados do Amazonas, Paraíba, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Paraná e São Paulo, que atenderam aos requisitos de trabalho sustentável e em rede, atuação no segmento de alimentação e liderança feminina, foram contemplados com R$ 10 mil para investimento na infraestrutura dos negócios, assessoria técnica por um período de 24 meses e eletrodomésticos Consul para ampliar sua capacidade produtiva.

“Esta premiação simboliza o estímulo que oferecemos para que as mulheres conquistem seu espaço e tenham acesso à melhores condições de vida, isso é o que nos move. Mulheres empoderadas aumentam seus níveis de conhecimento, agregam valores, fortalecem a autoestima e estimulam o desenvolvimento de toda a sociedade”, afirma Leda Böger, diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.

A partir de uma metodologia própria, certificada pela Unesco por sua eficácia e potencial de replicabilidade, a cada ano, o Consulado da Mulher  alcança mulheres em mais regiões brasileiras, principalmente as remotas, onde a maioria das entidades não atua. Lugares onde o empreendedorismo não é apenas uma questão de escolha, mas, muitas vezes uma questão de sobrevivência.

No final da premiação, a Luiza Helena Trajano ~ diretora e herdeira da rede de lojas Magazine Luiza ~ fez uma palestra inspiradora sobre como conquistar o sucesso e realizar sonhos. Ela também falou sobre a importância da transpiração e capacitação para o futuro de qualquer negócio.
img_2717

 

projetos-vencedores_premio-consulado-da-mulher-2016

Esta é uma daquelas experiências que são capazes de transformar a visão que temos do mundo, do trabalho e de nossos sonhos. Talvez a gente deva parar de reclamar sobre as injustiças em nossas vidas, deixar a preguiça, o mau humor de lado e ir para o trabalho porque muita gente com pouquíssimos recursos é capaz de fazer tanto e transformar a vida de tanta gente… portanto, talvez seja a hora de deixar as lamentações de lado e mudar o mundo 🙂

Conheça um pouco mais sobre o Consulado da Mulher aqui e inspire-se.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo