Uma pausa

Desapega.

Fique tranquilo. Isto também vai passar. Quando estiver pronto, o coração irá se encarregar e se libertar de tudo aquilo que já não nos serve mais. E a partir deste momento, dormiremos mais tranquilos; sem preocupações, ansiedades, culpa ou dentes rangidos.

Quando o coração finalmente conseguir entender que não é possível mudar o passado, estaremos livres de nós mesmos para seguir em frente: porque no passado nossas decisões e atitudes podem não ter sido as melhores, mas eram o melhor que podíamos dar de nós mesmos para aquele momento. Não foi o suficiente para o passado, mas é o suficiente para mudarmos o nosso próprio futuro. Cabe apenas a nós mesmos a decisão de recomeçar. Melhorar.

Porque praticar o desapego não é simplesmente tentar se livrar daquilo que nos faz mal; isto se chama medo. Falta de coragem de encarar e enfrentar nossos próprios problemas. Desapego é, na verdade, a capacidade de tornar nossos maiores pesadelos em problemas tão pequenos a ponto de serem insignificantes em nossa rotina; tão pequenos que são invisíveis e intocáveis à nossa felicidade.

Não é fácil. E não há terapia, remédio, balada ou esporte que consigam resolver nossos problemas quando o coração não estiver disposto a colaborar: a se levantar e seguir em frente. Aliado ao tempo, estes são os únicos capazes de resolver aquilo que parece incurável.

E é justamente o coração que irá acertar o ritmo de nossas vidas para conseguimos voltar ao caminho certo, virar a página e sermos capazes de tentar (e nos permitir!) buscar a felicidade novamente. Sem culpa. Sem mágoas.
Quando estaremos prontos para começar de novo? Quando os pés estiverem leves, a cabeça tranquila e os braços abertos. Se irá dar certo ou não, é impossível prever; mas o coração não irá se importar em tentar e buscar sua plenitude. Novamente.

tumblr_mcmxq06klf1riekjho1_1280

Imagem: 365 sorrisos.

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

6 comentários

  1. ….desapegar…seguir em frente e não olhar para trás…é tudo o que precisamos para a conquista da felicidade!!! “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!…..

  2. Por mais difícil que pareça , mas……….com coragem ,perseverança e muita
    disponibilidade……….e como você diz braços abertos ,cabeça tranqüila .
    Tudo fica mais fácil !!!!! Vale tentarmos .

  3. É um trabalho silencioso que exige muito trabalho, respeito e amor ao próximo.
    Só o tempo e vivência para nos ajudar .
    Quando aprendemos a “soltar dentro” e não fora, aí sim estaremos realmente desapegados.

    bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *