Em casa

A magia da lavanderia

Depois de mais de dois anos como dona de casa, uma das áreas que mais aprendi a valorizar em uma casa {no meu caso, apartamento} foi a área de serviço, mais conhecida como lavanderia. Pra mim, é essencial ter um espaço para guardar os produtos de limpeza, organizar a roupa suja, lavar e estender sem que isso exponha o que há por ali e comprometa os demais ambientes da casa.

Meu apê tem a integração entre sala, cozinha e varanda, então planejar a lavanderia foi um dos pontos mais importantes para tentar isolar esta área do restante da casa. Por causa desta integração, a lavanderia fica de frente à porta de entrada; então, o primeiro passo foi a instalação de uma porta de vidro serigrafado branco que, ao entrar em casa a bagunça da lavanderia não possa ser vista e, o mesmo tempo a luz que venha da janela continue a iluminar a cozinha.

SONY DSC

O ambiente da área de serviço é extremamente apertado e, para caber todos os utensílios de limpeza em menos de 4 metros quadrados, tive que pensar cuidadosamente em cada cantinho. E, justamente para não dar a impressão de diminuir ainda mais o espaço, o piso é o mesmo da casa toda que garante a amplitude do ambiente. Ainda usando este truque de espaço, escolhi tirar o pé do tanque para que pudesse guardar objetos embaixo dele como o lixo ou baldes de limpeza.

SONY DSC

A minha máquina de lavar possui abertura da tampa na parte superior, para que eu possa me movimentar com mais espaço quando for lavar a roupa. Com a tampa frontal isso ficaria mais difícil. Eu tinha visto em alguns projetos pela internet armários acima da máquina de lavar mas aqui em casa não foi possível aproveitar este espaço por causa da tubulação de água e gás na parede.

Então, a solução mais criativa foi colocar uma prateleira sem furos profundos e usar o espaço como hortinha. Como ficam próximas à janela conseguem captar a luz do sol durante a tarde e um ventinho durante todo o dia; sem querer tenho temperos frescos sempre à mão!

SONY DSC

SONY DSC

Do outro lado foi possível fixar um gancho para vassouras e rodo. Não coloquei armário na parede toda por dois motivos: 1) precisava do espaço livre para os cestos de roupa suja, limpa e sacolas e 2) optei por um varal manuseado por manivela: a melhor dica que minha mãe poderia me dar – facilita muito o trabalho de sobe/desce do varal.

SONY DSC

E por fim, um armário para guardar praticamente tudo! Panos de chão, material de limpeza, pregadores e tudo aquilo que a gente nunca acha que vai precisar até aparecer uma emergência – tipo engraxar um sapato ou limpar uma mancha mais difícil. Se ainda não aconteceu com você, acredite: este dia ainda vai chegar.

Este armário em mdf é composto por quatro nichos e foi colocado próximo à porta para inibir ainda mais a bagunça da lavanderia. Mesmo se eu deixar a porta de vidro aberta, com este armário não é possível ver as vassouras, os cestos ou o varal.

E o espaço foi tanto que ainda sobrou um espaço para guardar os mantimentos que uso pouco na cozinha e não são perecíveis como molho, macarrão e açúcar. Este armário comprei na Leroy Merlin e meu pai que instalou 🙂

SONY DSC

Acho que consegui utilizar bem os espaços e tornar a área de serviço funcional e organizada. Afinal, espaço em apartamento é o que mais falta então saber usar cada cantinho é super importante.
E você, o que achou? Conta aqui como é a sua lavanderia!

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

4 comentários

  1. Nossa ficou excelente!!!
    Estou me mudando para um micro micro micro ap… a área de serviço está me deixando louca. Cabe o tanque (tem um armarinho “embutido” em baixo) uma máquina pequena e pasme, tenho que usar botijão de gás… e adivinha aonde ele tem que ficar?
    De-ses-pe-ro! Não sei nem aonde vou estender as roupas! Tenho que ir lá medir para ver se cabe um varal de teto…

  2. Oi Mariana, primeiramente obrigada pela visita!
    Acho que área de serviço é a pior parte né? Como o espaço é apertado, temos que fazer “milagres” por ali.
    Apesar do pouco espaço, você tem um armário para guardar seus produtos de limpeza né? Como moro sozinha, não preciso ficar estocando muita coisa, compro sempre um de cada vez, assim dá pra economizar espaço também….
    Varal de teto foi a salvação, mesmo porque eu não tinha onde guardar um varal de pé em casa também!
    Boa sorte na mudança!! Bjooooss 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *