Na cozinha

A culpa é do ovo!

12 nov 2012 • por Caubi • 8 Comentários

O monstro da lagoa negra? Algum tipo de vírus mutante? Nada disso. As fotos a seguir podem parecer chocantes, mas são reais: sem efeito especial e sem cortes. É a representação exata de nossa primeira tentativa de bolo de caneca caseiro. A partir desta data estou proibida de utilizar condimentos prontos, pó mágico ou qualquer outra coisa que facilite minha vida de preguiça na cozinha.

Dessa vez fizemos o bolo de caneca de verdade. Que orgulho! Queria ter mandado nossa história pra Ana Maria Braga, já estava sonhando com o sucesso……. mas, por enquanto vai ter que ser pras Vídeo Cassetadas do Faustão mesmo.

Um dia antes de prepararmos o bolo a San me enviou a receita para ver quais ingredientes eu tinha em casa. Bati o olho e vi: não tinha o açúcar mascavo e a Nutella, mas os demais ingredientes eu tinha em casa. Não demorei nem um minuto pra responder com a maior certeza de quem conhece a dispensa da cozinha como a palma da própria mão.

Antes de chegar em casa a San me ligou mais uma vez pra garantir que não iríamos nos esquecer de nada, uma vez que nossa reputação e a própria receita estariam em risco. E assim foi. Com toda a certeza respondi que só faltava ela pra iniciarmos os trabalhos.

Quando a San começou a ler a receita e pronunciou a palavra OVO, só olhei com aquela cara “Ai meu Deus, não vi que tinha ovo na receita!”. Como alguém pensa em fazer uma receita de bolo sem ovo? Sim, eu achava que isso era possível e ignorei totalmente esse ingrediente. No desespero, corri pra vizinha enquanto a San não se conteve e caiu no riso (literalmente. Ela não se segurou e teve que sentar no chão pra rir da minha cara).

E a aventura terminou? Claro que não. Minha cozinha parece ambiente usado por escritores de novela. A cada abertura de armário é uma nova história. Depois de misturar todos os ingredientes, a San colocou a massa no micro-ondas. Nossa imaginação já podia visualizar um bolo lindo, daqueles que vemos em sites de receitas. Só que não. Como o aparelho estava em potência alta, quase saiu bolo pela janela. Era massa por tudo o quanto é canto. Sem contar a sujeira pra conseguir tirar a caneca quente de lá.

Mas como nessa vida não podemos nos apegar às aparências, seguimos em frente com a coragem de desbravar aquele monte de chocolate sem forma, que escondiam uma caneca. Acrescentamos a Nutella no final, mas enquanto o bolo estava quente. E ficou (surpreendentemente) incrível! Macio, molhadinho e com um gosto de chocolate fresco. Quem diria?

O desafio agora é: deixar as receitas, além de gostosas, bonitas. E pra quem quer tentar fazer em casa, aí vai a receita:

 

Receita:

1 ovo
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de Nutella
1/2 colher de chá de fermento em pó
Nutella e castanha de cajú para decorar
1 ovo

Misture todos os ingredientes em uma caneca com capacidade maior que 300ml. Assim que a massa estiver homogênea, coloque no forno micro-ondas de 1m a 1m30s, dependendo da potência de seu aparelho. Retire o recipiente e decore com Nutella e castanha de caju ou confeitos coloridos.
Créditos da receita: Fernanda Camargo.

Lição do dia: mais vale uma receita em duas canecas do que metade dela esparramada pelo micro-ondas.

Comente Aqui
 
8 Comentários
  1. Maria Helena Goulart de Faria   ///   12/11/2012 - 07H28

    Tá vendo só como as aparências enganam!!!!
    Se ele ficou delicioso, já conta um ponto, dá próxima vez além de gostoso vai ficar lindo.
    Repitam a receita…até acertarem a mão…
    Senão a Ana Maria não chama vocês…
    bjs

  2. caubi   ///   12/11/2012 - 07H29

    Verdade, precisamos repetir pra garantir que a gente aprendeu e tentar fazer bonito dessa vez 🙂

  3. Cléo Goulart   ///   12/11/2012 - 09H01

    Realmente a aparencia ficou um pouco diferente , mas…..aparencia nâo é tudo ,vamos curtir esse bolo sem preconceito !!! e você disse que ficou bom é isso que vale .
    O próximo com certeza ficará lindo , só não pode desistir.
    Vá em frente!!!! beijos

  4. caubi   ///   12/11/2012 - 09H02

    Desistir jamais! Hahaha…
    Agora estou começando a pegar o gostinho pela cozinha. Ainda falta saber, mas tb vou chegar lá!
    Bjoosss

  5. maria jose   ///   12/11/2012 - 10H29

    receita para se dar bem na conzinha e qualquer receita dar certo : ingredientes, critividade e um bom relacionamento com vizinhos… rsrsrs

  6. caubi   ///   13/11/2012 - 07H18

    Nossa um ótimo vizinho com a geladeira abastecida é tudo nessa vida!! Hahahaha…
    Tô te devendo dois ovos 😛

  7. lenalimal   ///   14/11/2012 - 10H56

    Ai…Ai …já aconteceu comigo tres vezes …mesmo com ovo não deu certo
    agora compro os pacotinhos prontos….kkkkkk
    vou tentar essa sua receita! bjsss

  8. caubi   ///   14/11/2012 - 11H07

    Tenta sim, é incrível esse bolo – fica molhadinho e aerado!
    Só toma cuidado com a potência do micro-ondas e coloca em duas canecas pra não vazar…!!
    Bjosss 🙂

Posts Anterior
Próximo Post
Topo