Em casa

Economizando água no apartamento

09 fev 2015 • por Caubi • 2 Comentários

Com a falta de água em São Paulo, temos que usar a imaginação para conseguir economizar e reutilizar a água que temos em casa. Tem muita coisa legal por aí, mas a maioria das ideias que aparecem se aplicam para quem mora em casa – reutilizar a água da máquina de lavar, coletar água da chuva, etc.

Infelizmente, algumas ações não se aplicam para quem mora em apartamento mas isto não é desculpa para a gente não economizar. No meu prédio a medição da água é individual, o que facilita o consumo e controle a cada mês mas, se no seu prédio a conta é uma só para todos os moradores, este é mais um motivo para monitorar de perto o consumo do condomínio.

Uma das alternativas que aderi aqui em casa é o aproveitamento da água do chuveiro. Comprei um balde plástico e, sempre que ligo o chuveiro, deixo ele bem embaixo da ducha enquanto o chuveiro esquenta.

IMG_5350

Com isso, a cada banho é possível encher quase meio balde de água, o que equivale a quase 5 litros! É incrível como a gente não tem ideia de quanto representa até começar a medir e a economizar. Como esta água veio direto do chuveiro é super limpa e consigo utilizar em diversas tarefas de casa.

Uma delas é usar a água do chuveiro para lavar a roupa de casa. Como eu moro sozinha, lavo minha roupa de uma a duas vezes por semana, quando a máquina estiver cheia. Um balde de água do chuveiro é capaz de encher quase metade da máquina.

IMG_5351

E com isso, consegui lavar as minhas roupas sujas com o nível de água mínimo da máquina, já que o resto havia sido completado com a água do chuveiro.

IMG_5352

Além de economizar na água para lavar a roupa estou reaproveitando a água do chuveiro para molhar minhas flores e minha horta e para deixar os panos de chão de molho no tanque. Como tomo banho todos os dias (ufa!) tem sempre água para aproveitar aqui em casa e com certeza vai vir o reflexo da economia nas próximas contas.

Outras medidas que estou tomando por aqui: lavar a louça apenas quando tiver quantidade considerável de pratos e copos (a cada dois dias) e apenas enxaguar depois que toda a louça estiver ensaboada. Primeiro esfregar o sabonete nas mãos e depois ligar a torneira e escovar os dentes sem deixar a torneira ligada.

Estas são algumas medidas que estou adotando aqui para fazer a minha parte e contribuir para a economia de água. Quais medidas você está tomando por aí? Conte aqui para dividirmos e compartilharmos para buscar as melhores soluções para o problema da água 🙂

Comente Aqui
 
2 Comentários
  1. maria jose ramos   ///   10/02/2015 - 08H10

    bom dia! eu também estou nessa do balde no chuveiro. incrível! nunca tinha percebido que a agua que escorre enquanto esquenta tem rendido 7 ( pasmem!) 7 litros. Aproveito para lavar a louça, molhar plantas, encher o tanque para lavar panos de chão, lavar a sacada etc..
    Isso aí Casa! Divulgar para conscientizar. bjs e vlw as dicas!

  2. Flávia   ///   13/02/2015 - 09H43

    Gostei das dicas, pois sei que economizar água em apartamento é muito difícil, pois não temos espaço para armazenar a água que sai da máquina, por exemplo.
    Uma coisa que tenho feito é esperar todos usarem o banheiro de manhã, e com a água do banho que armazenei (sim, tomamos banho dentro de uma bacia), eu jogo na privada para dar descarga e ainda ensaboá-la e deixá-la limpinha. Por favor, ignorem o mau cheiro de urina…apenas pensem na economia, vai valer a pena pra todos nós.

Posts Anterior
Próximo Post
Topo