Uma pausa

Quem tem medo do escuro?

03 set 2014 • por Caubi • 5 Comentários

quarto-escuro1

Descobri que tinha medo do escuro quando acabou a luz pela primeira vez aqui em casa. Era tarde da noite e eu estava completamente sozinha. Sem energia, sem telefone, sem tevê ou internet e com a bateria do celular em 28%. Vento, tempestade e banho frio. Parecia filme de terror mas os olhos estavam bem abertos.

Talvez nunca tivesse ficado tão sozinha. Tão solitária. Tão inquieta. Minha única companhia eram meus pensamentos. Fiquei aflita ao perceber o quanto eles ocuparam aquele vazio que eu estava sentindo. Não ter acesso àquilo que estou acostumada diariamente deixou minha vida – por um momento – quase que sem sentido. Não podia organizar minhas gavetas, lavar a roupa, ver um seriado, secar o cabelo ou mandar um whatsapp. Eu e eu mesma. Com escuro e sem sono.

Nunca pensei em comprar uma lanterna. E as velas? Onde se esconderam? Em determinado momento isto já não fazia mais diferença. Não tinha horário de previsão de retorno de energia. Então decidi parar de me defender do escuro e enfrentá-lo. Depois de um tempo, concluí: não há nada neste mundo mais assustador que nós mesmos. Só me restava descobrir qual era o medo que se escondia dentro de mim e só apareceu na escuridão?

Será que existem alguns sentimentos que ficam tanto tempo escondidos que só encontramos em momentos de medo e ansiedade? Acredito que a própria situação de ficar sozinha no escuro era a metáfora do meu maior medo: a solidão. A escuridão. Acho que fiquei tanto tempo apavorada por estar sozinha que, quando a situação literal aconteceu, não sabia o que fazer.

Fechei os olhos e depois abri. Respirei fundo. Olhei ao redor e conseguia enxergar minhas mãos e, olhando um pouco mais longe, podia ver meus pés também. E, mesmo descalça caminhei até o final do quarto e abri a janela: para minha surpresa a tempestade havia cessado e a lua apareceu. O que era assustador ficou incrível.

Meu medo virou esperança e percebi que nunca estamos sozinhos. Porque quando as lâmpadas não estiverem disponíveis sempre haverá a luz das estrelas para iluminar as nossas vidas e levar nossos medos para longe dali.

Comente Aqui
 
5 Comentários
  1. maria jose ramos   ///   04/09/2014 - 11H34

    “… abri a janela…” acho que essa frase tem vários significados, abrir as nossas janelas pode ser o grande segredo da vida. e não se assuste ! a escuridão, a noite e as estrelas nos inspiram sempre… lindo texto ! bj

  2. Bia   ///   04/09/2014 - 01H26

    Lindo, lindo!! 🙂

  3. Maria Helena Goulart de Faria   ///   04/09/2014 - 08H21

    Texto lindo…parabéns…você tem luz própria, jamais vai ficar na escuridão…menina você nasceu cheia de luz….

  4. Maria Cleo Goulart   ///   10/09/2014 - 02H56

    Lindo texto …….
    E é assim mesmo cada um de nos vai descobrindo sua própria Luz …….
    Beijos Má

  5. Maria Cleo Goulart   ///   10/09/2014 - 03H03

    Lindo texto …….
    E é assim mesmo cada um de nós vai sua própria Luz …….
    Beijos Má

Posts Anterior
Próximo Post
Topo