Quantas vezes a gente já ouviu falar por aí que o plástico não é saudável para o meio ambiente? Pois é, não é mesmo. O plástico é um material derivado do petróleo e dos gás natural e possui alta durabilidade, portanto seu descarte na natureza é complicado e muito demorado – pode demorar séculos para este material se decompor no ambiente. Porém, devido ao baixo custo de produção, praticamente todos os produtos que adquirimos em casa tem plástico em sua composição: embalagens de produtos de beleza, limpeza, água, garrafas de refrigerante, embalagens de alimentos e até de produtos de higiene.
O grande problema, porém, é descartar o plástico junto com o lixo comum. Se for encaminhado junto ao lixo orgânico, pode ir para os lixões e ser queimado indevidamente, gerando poluição (muitas vezes nociva, dependendo do tipo de plástico) à atmosfera. Ou então, pode ir direto a aterros sanitários, se misturando com os demais elementos e assim prejudicando a compactação e decomposição do lixo. Atualmente a taxa de reciclagem deste material no país atinge apenas aproximadamente 18% devido à grande dificuldade de separação do lixo: por isso a importância de separarmos em casa!
Veja abaixo uma pequena listinha do que pode e o que não pode ser separado e reciclado em casa. As embalagens devem ser limpas antes do descarte, para não haver contaminação e assim tornar possível a reutilização.
O que pode ser reciclado:
- Embalagens de produtos de limpeza e beleza;
- Embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes;
- Canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha;
- Garrafa PET;
- Saco plástico.
O que não pode ser reciclado:
- Copos de iogurte;
- Embalagens sujas ou engorduradas;
- Embalagens à vácuo;
- Fraldas descartáveis;
- Cabo de panela;
- Acrílico;
- Isopor.
Dica da Casa: sempre que possível escolha pelas sacolas de mercado retornáveis. Além de mais resistentes, demoram anos para serem trocadas. Esqueceu a sacola em casa? Não tem problema; opte por caixas de papelão – no supermercado tem sempre um cantinho o qual podemos pegar as caixas para transporte sem custo. Estas opções são sempre mais sustentáveis do que pegar aquele monte de sacolinha plástica que ficam no caixa.
Fonte: Sua Pesquisa, Info Escola, Instituto GEA,
Valeu…acho ótimas essas dicas sobre reciclagem…estou aprendendo muito…obrigada pelas dicas…é sempre bom saber o que podemos reciclar e contribuir com o Planeta….
Parabéns , ótima orientação .Precisamos cada vez mais nos conscientizar
da importância de cuidar do nosso Planeta ……..Beijos
É legal que cada vez que a gente pesquisa e procura pela internet descobre novidades e curiosidades por aí.
Fico feliz em reunir este conteúdo para que a gente possa se conscientizar e fazer nossa parte 🙂