Em casa

E depois de fritar a batata?

Por Mari.

“Uma coisa que pouca gente sabe, mas que muitos deveriam saber, é como descartar o óleo de cozinha usado. Sabe aquele resto de óleo que sobrou na panela e que já parece inofensivo para as nossas artérias e corações? Pois é a verdade é que ele ainda pode dar muita dor de cabeça. Este resto de óleo quando descartado de qualquer maneira, no lixo ou pela pia da cozinha, pode acabar na superfície de rios e represas prejudicando a vida que lá existe e contaminando a água potável, ou terminar depositado no solo contribuindo para enchentes ou então quando em decomposição liberar gás metano, e aí nem quero entrar neste mérito.  E não apenas por todos estes possíveis impactos no meio ambiente, o resto de óleo de cozinha quando jogado fora na pia pode entupir o encanamento da sua casa, já que ele pode ficar retido na tubulação e causar sérios danos, como entupimentos e acumulo de resíduos.

Verdade é que o óleo de cozinha depois de cumprido o dever na sua casa pode ser reciclado e virar muitas outras coisas, como: glicerina, detergente, sabão, resina para tintas, ração para animais e biodiesel.  São muitos motivos para não deixar de reciclar.

Se ainda não convenci, agora vou conseguir. Algumas empresas disponibilizam pontos de coletas para condomínios residenciais e comércios e após a retirada comercializam o óleo usado para reciclagem, ou seja, você ainda pode lucrar com o resto do óleo de cozinha usado. Acho que vale dividir no seu prédio ou condomínio a ideia e caso ainda não tenham um ponto de coleta, conversar com empresas como a Re-cicle que disponibiliza o recipiente, faz a coleta e comercialização.

É muito simples a sua participação neste processo, você só precisa armazenar de maneira adequada e depois levar até um ponto de coleta. Caso não saiba de nenhum, pelo site da campanha Junte Óleo, você pode encontrar o ponto de entrega voluntária mais perto da sua casa.”

reciclagem-c3b3leo

Imagem: Campanha Soya Recicla

 

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

2 comentários

  1. Adorei, muito bom estas dicas.
    Às vezes a quantidade de óleo não é tão grande e a gente pensa:”tão pouco vou jogar na pia mesmo”, e acabamos prejudicando nossa casa, nosso condomínio e o meio ambiente…é de pouco que faremos a nossa parte….muito bommmm.
    bjs.

  2. Às vezes a gente nem imagina que atitude simples podem contribuir… se cada um fizer a sua parte, podemos acreditar que é possível 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *