De carona

Um dia no Mercadão de São Paulo

Este final de semana, deu a louca na família e decidimos fazer um passeio diferente: passar o dia no Mercado Municipal de São Paulo, o famoso Mercadão. Chegamos cedo, por volta das 10h, deixamos o carro num estacionamento ali por perto e fomos desbravar a imensa variedade de frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixes, frutos do mar, massas, doces, especiarias… são tantas opções que você fica realmente encantando (e perdido!) com o que acontece por ali.

O prédio tem uma arquitetura apaixonante e o clima das pessoas e do ambiente contagia. Muitas vezes me peguei parada apenas observando o movimento das pessoas, da variedade de produtos e da luz natural que entra no mercado ao longo do dia.
Quem estiver de passagem por São Paulo ou morar aqui vale muito a pena a visita. Apesar do grande movimento (por volta das 15h fica quase impossível andar tranquilamente por lá) é um passeio incrível.

DSC01543

DSC01540

DSC01539

Em quase todas as bancas de frutas a gente conseguia encontrar porções pra comer na hora: salada de frutas e potinhos de morango cobertos com leite condensado ou chocolate derretido e o mais diferente: fatias de abacaxi, servidas individualmente – muita gente viu essa foto e achou que era pastel, mas JURO que era só abacaxi

DSC01533

Depois das compras e do passeio, era hora do almoço! Não sei como conseguimos almoçar depois de tanto beliscar as amostras das barracas. Tem de tudo: além de frutas, pães, queijos, patês, azeites e azeitonas provei doces (sim, experimentei vários chocolates e balas de goma!) – é um verdadeiro desafio conseguir sentar pra almoçar.

Por outro lado, ir ao Mercadão e não comer os famosos pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, simplesmente não é ir ao Mercadão. Arranjei algum espaço na barriga pra caber as tradições do Mercado de São Paulo e pedi um sanduíche de mortadela com queijo. MARAVILHOSO. Imperdível. Recomendo para todo mundo que estiver passando pelo centro da cidade e tiver um momento de fome. Pra acompanhar, o pessoal da mesa pediu um bolinho de bacalhau – bem discreto e pequeno, como podem ver. Rsrsrs…

As porções são super bem servidas, pra não falar exageradas. Então vale a pena dividir os pratos pra poder experimentar um pouco de tudo.

DSC01551

Até que para o tamanho da tentação, comprei poucas coisas. Quis aproveitar a oportunidade e comprar temperos e comidas que normalmente não encontramos em supermercados de bairro: sal rosa do Himalaia – ainda preciso descobrir exatamente em quais ocasiões utilizar, azeite grego, pimenta + moedor, frutas secas (pra quem gosta, são infinitas opções), azeitona, patês e não poderia faltar: imã de geladeira!

DSC01555

Lição do dia: é simplesmente incrível acordar num final de semana de sol e fazer um programa diferente

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

7 comentários

  1. Muitoooo bom.. Não tem como resistir..
    😉
    Foi o melhor pastel de camarão que já comi.. Huuumm. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *