Na cozinha

Você conhece o limão caviar?

Você conhece o limão caviar? Esta é uma versão super diferente desta conhecida fruta e tenho certeza que vai te surpreender!

Esta semana ganhei de uma amiga algumas unidades desse frutinha super exótica. O limão caviar tem sabor de limão mas aparência e textura de caviar. Diferente né? Esta é a árvore do fruto que tem origem na Austrália e ainda é super raro para encontrar aqui no Brasil.

A árvore tem entre dois e sete metros de altura, mas com folhas pequenas. Ela possui um número muito grande de espinhos afiados e as flores variam do branco ao rosa; os frutos são cilíndricos, de 4,0 a 10 cm, ligeiramente curvos, estreitos na ponta e na base.

O plantio e os cuidados são bem parecidos com o limão tradicional, mas a árvore pode demorar até três anos para se desenvolver e gerar frutos.

Você conhece o limão caviar?

Você conhece o limão caviar?

Esta é a fruta depois de colhida. Seu aspecto é bem diferente. Confesso que jamais falaria que este é um tipo de limão mas mesmo assim fiquei muito curiosa para ver como é por dentro.

O limão caviar tem casca rugosa, fina, com muitas glândulas de óleo, as vesículas de suco são livres ou frouxamente aderidas, as quais tendem a estourar quando a membrana é rompida, provocando enfim uma sensação efervescente e refrescante na boca.

Você conhece o limão caviar?

Você conhece o limão caviar?

E então, depois de aberto, este é o limão caviar. Esta versão é rosada e tem um aroma delicioso. Para tirar sua polpa ou seus gomos, basta espremer a casca que eles vão sair. E enfim você pode utilizar os gomos para preparar a sua receita.

A casca também pode ser usada como por exemplo raspas para finalizar um prato ou dar um toque especial.

O limão caviar é bastante usado para finalizar pratos e deixá-los ainda mais bonitos e com um sabor diferente. Eu usei para decorar uma sobremesa: a pavlova. O doce feito de suspiro ficou super saboroso e, junto com o limão e framboesa, formou uma explosão de texturas e sabores. Ou seja, este é um ingrediente diferente e bem saboroso.

Você conhece o limão caviar?

Acompanhe também a Casa da Caubi nas redes sociais e não perca nada porque sempre tem coisa boa por aí:
Blog: casadacaubi.com.br
Instagram: @casadacaubi
Facebook: /casadacaubi
Pinterest: casadacaubi
Youtube: casadacaubi

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *