Uma pausa

O verdadeiro significado da vitória

08 jul 2013 • por Caubi • 8 Comentários

Já dizia meu pai que “o campeão se mostra na derrota” e eu sem entender como é possível se orgulhar e achar que ganhou, quando na verdade alguém perdeu. Não entendia. Até agora.

Foi então que percebi que vencer é realmente prazeroso, como todos acreditam. Uma conquista nos deixa orgulhosos e felizes. Porém, o fato é que não é possível ganhar sempre e também temos que aprender a conviver com a derrota. E quando perdemos o emprego, o dinheiro, a saúde, um parente ou um grande amor? Como a gente reage e lida com estas situações de dificuldade? Conseguimos acreditar em alguma vitória após uma grande decepção de uma derrota?

A vida não tem compaixão, piedade e não nos manda um novo problema apenas quando terminamos de resolver o anterior; eles chegam todos juntos e a vida testa nossa habilidade de nos mantermos de pé, segurando o peso de nossas escolhas e os resultados que isto pode nos trazer. A vida não espera e nos ensina da maneira mais dolorosa, sempre. E só é vitorioso aquele que consegue solucionar e equilibrar tudo isso com paciência e humildade, sem cair.

Ter dó de si mesmo e reclamar dos problemas, da dificuldade e crueldade da vida já faz parte da rotina da maioria. Mas ter a coragem de encarar os problemas de peito aberto e com vontade de vencer é o que diferencia os bravos. Estes sim podem ser chamados de “campeões” pois nunca desistiram, principalmente nos momentos mais difíceis, e nos mostram que a vitória é apenas uma consequência da soma de caráter, trabalho e amor à vida.

Ser corajoso não é não ter medo. É admitir o medo, encarar e enfrentá-lo. É ter a consciência de que o fracasso não é a derrota, mas sim mais uma prova de que estamos tentando.

still-of-sylvester-stallone-in-rocky-balboa

Lição do dia: não é a vida que está ficando mais fácil; nós estamos ficando mais fortes.
Imagem: Pinterest

Comente Aqui
 
8 Comentários
  1. Karen   ///   08/07/2013 - 08H28

    Bom dia!

    Que lindo!!! De fato, não importa se ganharemos sempre… o importante é sempre tentar e nunca desistir mesmo que não dê certo… pelo menos, tentamos!!!

  2. caubi   ///   08/07/2013 - 09H02

    Exato… melhor fracassar do que nunca tentar 🙂

  3. Maria helena goulart de faria   ///   08/07/2013 - 10H56

    É isso mesmo as dificuldades é que nos trazem o aprimoramento, isto é, se estivermos abertos para o crescimento, como diz…”vivendo e aprendendo a jogar…nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”…..

  4. caubi   ///   08/07/2013 - 11H00

    Verdade. Só crescemos e evoluímos quando a gente aprender a lidar com as dificuldades e a superar barreiras;
    Bjooss!

  5. Maisa Amadei   ///   11/07/2013 - 06H31

    Foi escrito pra mim? rs
    “Sempre devemos buscar a evolução, é algo que exige coragem..
    E obstáculos surgem para que possamos superar”
    Gostei muito do texto Gabii..
    😉

  6. caubi   ///   12/07/2013 - 10H01

    Muito obrigada pela visita e pelo carinho!
    Acho que cada pedacinho se encaixa um pouco em nossas vidas né?
    Bjoosss 🙂

  7. Ana Karina Fazza   ///   15/07/2013 - 02H30

    Simplesmente perfeito!
    Resumiu muito sentimento e pensamento!
    Parabéns pelo texto!

  8. caubi   ///   15/07/2013 - 05H07

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Bjoooss 🙂

Posts Anterior
Próximo Post
Topo