Não tá fácil

Como um homem que mora sozinho passa roupa

27 ago 2013 • por Peu • 3 Comentários

Por Peu.

“Não posso generalizar, mas eu e meus amigos que moram sozinhos adotamos a mesma cultura: “passar roupa, pra quê!?” rsrsrs…

O ferro de passar foi mais uma coisa que não me preocupei quando me mudei. Sempre vi o sofrimento da minha mãe passando a roupa de cinco pessoas, dentre elas quatro homens, enquanto eu morava com meus pais. Com certeza não pretendia perder tempo com tal atividade.

Primeiro vamos fazer um ranking da “neura” das pessoas que passam roupa:

  • Em 5º lugar temos a pessoa “só o necessário”

Aquela pessoa que mantém o ferro, mas só usa em ocasiões especiais. Reunião importante, casamento, batizado, aniversário (só se for de um parente muito rico) e velório.

  • Em 4º lugar temos a pessoa “estou na média”

Esse tipo de pessoa é o mais comum hoje em dia (eu acho). Separam roupas que podem e “devem” ser passadas das que não precisam, acumulam essas roupas por alguns dias e passam tudo de uma vez.

  • Em 3º lugar temos a pessoa “eu sei que não precisa, mas…”

Você deve conhecer alguém que mesmo sabendo que o tecido não amassa, ou uma peça que basta dobrar e já esta tudo certo prefere passar a tranqueira da roupa. E normalmente ainda reclamam da quantidade de roupa que tem pra passar. Assim como alguém que eu conheço, né mãe?! Brincadeira, minha mãe jamais se encaixaria em qualquer desses padrões (meu aniversário está chegando espero ganhar um presente por isso).

  • Em 2º lugar temos a pessoa “que pira no ferro de passar, se borrifar água então…”

Pior que criança com o videogame, essa galera normalmente tem um ferro super moderno, que solta água em todas as direções, tem 85 mil temperaturas, que desliza mais fácil na roupa, que dá o salto duplo twist carpado e ainda faz café. Pessoas que passam praticamente tudo, as roupas que precisam, as que não precisam e até meias (sou só eu que não vejo sentido nenhum em passar uma meia? rsrsrs).

  • Em 1º lugar temos a pessoa “onde o Veja se inspirou pra fazer a propaganda… NEURA”

Fiquei sabendo que estão fazendo estudos em grandes faculdades dos EUA e da Europa para entender porque raios essas pessoas passam até os panos de chão. Acredito que para elas a regra é: esta no varal tem que passar. Conheci uma ou duas pessoas assim, e quando questionadas sobre o porque passar tudo, nem elas sabem responder. rsrsrs…

8735181_RZDts

Mas voltando ao foco do texto….

Como disse, eu e meus amigos não passamos roupa e nem por isso saímos por aí todos amassados. O segredo está em três etapas: o pendurar, o guardar, e o pré-utilizar.

O pendurar:  se você pretende parar de passar as roupas, tem que entender que cada tipo de roupa precisa de um cuidado, mas nenhuma delas pode ser pendurada parecendo uma uva-passa. Roupas normais como camisetas e afins basta dar umas sacudidas antes de pendurar (isso dá uma “soltada e esticada” na roupa). Roupas mais delicadas, que tem uma estrutura e vincos como camisas sociais e afins precisam, além das sacudias, ser colocadas em um cabide. Seu varal vai parecer uma arara de loja, mas você não tem noção como isso faz diferença.

O guardar: o cuidado em dobrar tudo certo e dar aquela passada de mão só pra alisar já fazem uma grande diferença. Camisas e afins eu guardo em cabides, as camisetas e outros tipos de roupas, dobradas e empilhadas. Tento sempre usar as roupas que estão por baixo, o peso das outras roupas parece ajudar a roupa a ficar mais lisa (deixe que a gravidade faça o trabalho por você).

O pré-utilizar: tem vezes que nem todas essas táticas juntas resultam em um trabalho perfeito então coloque a roupa que vai usar em cabides e leve para o banheiro com você. O vapor do banho amolece um pouco a roupa e facilita tirar o restante dos amassados.

Uma ultima tática não muito legal que percebi que funciona também é engordar, roupas apertadas parecem menos amassadas. rsrsrs…

Por fim… foi o tempo em que todos tinham que andar impecáveis, com a roupa extremamente bem passada com os vincos super bem feitos, etc. Por mais que você passe todas as roupas, até as meias, após pegar um transporte coletivo lotado, ou ficar um bom tempo parado no trânsito dentro de seu carro, todo aquele tempo e energia elétrica foram jogados fora (principalmente se você morar na Zona Leste de São Paulo e tiver que ir para qualquer outro lugar rsrsrs…)

Lição do dia: os tempos mudam, sua rotina também deve mudar”

Comente Aqui
 
3 Comentários
  1. Maria Helena Goulart de Faria   ///   27/08/2013 - 03H48

    ahahahah…muito bom…

  2. Maria Cleo Goulart   ///   28/08/2013 - 03H46

    Muito bom!!!
    Amei as suas técnicas para não precisar passar roupas……..
    Parabéns . Beijos

  3. caubi   ///   02/09/2013 - 11H36

    Sensacional né??
    Se a gente se focar apenas no essencial, economizamos muito mais tempo para aquilo que é importante!

Posts Anterior
Próximo Post
Topo