Não tá fácil

O desafio, o ralo da pia e o sal…

17 set 2013 • por Peu • 3 Comentários

Por Peu.

“Postei em meu perfil do Facebook o post da receita na panela de arroz para ver se alguém me desafiava, mas diferente do que esperava o desafio veio de dentro de casa… rsrsrs

Até tu Brutos!!!

Alguns finais de semana atrás, eu e minha namorada viajamos para Monte Verde, MG e durante a semana anterior à viagem, já estava tudo meio planejado (por ela, lógico! Planejar não combina comigo rsrsrs). Alguns dias antes de irmos, ela me falou do desafio que eu tinha colocado na rede social e me desafiou a fazer o almoço de um dos dias que ficaríamos no chalé.

Topei! Pensei e contei o cardápio planejado (tinha que ser algo rápido, prático e que os dois gostassem): shimeji na manteiga e guioza ao vapor.

Pulando a parte da história sobre a loucura que foi aquela estranha noite (comigo no volante), o chalé e a cidade que são super legais e que tem esquilos invisíveis*, vamos para a parte da “cozinha”.

Você aí do outro lado, que nunca cozinhou shimeji, não sabe o que é cheiro ruim. Quem me conhece sabe que eu não sou fresco e não me importaria se o cheiro não fosse realmente forte. E se for pra fazer uma analogia com força, o fedor do shimeji é tipo o Chuck Norris dos fedores!!!! O bagulho fede, mas é gostoso rsrsr…

Compramos uma bandeja de shimeji e duas de guioza em um daquelas lojinhas japa que tem escondidas no bairro de todo mundo. Se no seu você acha que não tem, é porque você ainda não procurou direito.

Caso consiga sobreviver ao cheiro, é preciso dar uma limpada e lavada no bendito do shimeji.  Foi nesse momento que entupimos o ralo da pia do chalé (deu trabalho, mas conseguimos reverter a situação e não morremos afogados rsrsrs… e o ralo também sobreviveu).

Depois do shimeji lavado e do ralo estar respirando novamente, é preciso separar os “galhos”, “cogumelinho”, ”hastes” ou seja lá o nome que você de para aquilo. Como o shimeji era meu, o nome que eu dou é bagulhinhos… Bagulhinhos separados e limpos é só colocar na panela de arroz com um pouco de manteiga (mais ou menos uma colher pra uma bandeja), fechar e deixar  “… acontecer naturalmente…” rsrsrs não sei o nome e nem quem canta, mas tem uma ‘música’ que fala isso!

1

Neste momento já dá pra aproveitar e colocar o guioza pra ir cozinhando no vapor. Eu não coloco nada, só tiro da bandeja, passo uma água e já era. É só usar a cestinha que vem com a maioria das panelas de arroz:

2

O importante é ficar sempre de olho pra ver se a panela de arroz não desarma e se precisa de um pouco mais de água (o próprio shimeji solta um pouco de água depois de um tempinho).

Depois que ele der uma murchada e já estiver meio cozidinho é só colocar um pouco de shoyu. Vai no “olhômetro”, não precisa deixar o negocio boiando, mas também não precisa deixar seco e pálido, a quantidade vai de acordo com o seu gosto.

3

É aqui que entra o último personagem da história, o sal. Crianças: nunca esqueçam o shimeji com shoyu na panela ou deixem ele ferver muito. Quanto mais ferver mais salgado o negócio fica! No final eu não sabia se tava comendo shimeji ou sopa de carne seca com shoyu rsrsrs…

Mas entre mortos e feridos todos sobreviveram (e comeram).

É isso aí pessoal… pra quem quiser descansar, Monte Verde é show… shimeji e guioza são super práticos de fazer (principalmente se você compra pronto rsrsrs)… Espero que não cometam o mesmo erro que eu e qualquer duvida é só mandar por aqui que eu respondo.

4

Grande Abraço

Lição do dia: A vida não é feita só de acertos. Desafio vencido!”

Comente Aqui
 
3 Comentários
  1. Michelle   ///   18/09/2013 - 08H30

    Não é que o desafio funcionou??? rsrsrs É, para quem não conhece esses pratos, olhando assim até parecem minhocas rsrsrsrs, mas tenho que confessar que ficou show. Eu que não sou fã de comida japonesa, amei o prato, e estou até viciada. Pensei que o guiosa iria ficar cru, mas não, os dois pratos ficaram no ponto. É super rápido, pratico, e não é caro. Pelo menos dá para matar um pouquinho a vontade de comida japonesa em casa, sem ter muita mão de obra, como os sushis e sashimis kkk! Recomendo a todos experimentarem.

  2. caubi   ///   18/09/2013 - 09H07

    Depois dessas fotos fiquei morreeeeendo de vontade de comer guioza…. ou melhor ainda: tentar fazer em casa! Vou urgente ao mercado comprar pra testar!!

  3. Maria helena goulart de faria   ///   20/09/2013 - 12H39

    Inacreditável!!! Não é que deu certo? Parabéns…

Posts Anterior
Próximo Post
Topo