Na cozinha

O strogonoff e a panela de arroz

03 set 2013 • por Peu • 6 Comentários

Por Peu.

“Oi, tudo bem?

Como todos sabem, o fogão é mais uma das coisas que ficaram pra trás na minha mudança. Vocês podem pensar: “ah o cara deve ter um microondas e só deve comer coisa congelada”, mas é aí que vocês se enganam! Não sou muito fã de microondas e nenhum pouco fã de comida congelada. Gosto muito de cozinhar e mesmo sem fogão continuo fazendo todos os pratos que gosto (com alguns ajustes, é logico).

Algumas pessoas devem estar se perguntando “como ele faz isso?”, outras devem estar com medo de perguntar (essas são as que realmente me conhecem… rsrsrs). Eu respondo para vocês: com uma panela de arroz elétrica e um grill! Com esses dois utensílios já consegui fazer todos os pratos que queria apenas usando a criatividade.

Esse final de semana fiz um strogonoff ou estrogonofe ou ainda picadodecarnecomcremedeleitenoff, como preferir. Como não sigo receitas vou dar a ideia e mostrar a sequência para o preparo, as quantidades dependem muito do seu gosto, bolso e da galera que vai comer.

Bem, vamos lá!

Para fazer a gororoba você vai precisar:

  • Panela de arroz elétrica
  • Carne(depende do seu gosto e do bolso… eu gosto do patinho: não é cara, tem um sabor forte e uma consistência legal pra receita) cortado em tiras ou cubos pequenos.
  • Creme de leite
  • Cebola, alho e temperos afins
  • Champignons
  • Molho shoyu
  • Molho inglês
  • Molho de tomate
  • Ketchup
  • Mostarda
  • Bebida alcoólica (normalmente conhaque, mas já usei whisky, run e cachaça envelhecida e cada uma dá um sabor diferente)

Agora vamos para a bagunça…

Em sua panela de arroz, coloque cebola e alho picados com um pouco de óleo para dar uma fritada. Feche a tampa e bote o botãozinho na opção cozinhar. Espera dar aquela grudadinha no fundo e coloque a carne para fritar junto.

1

Feche a tampa novamente e veja se o “botãozinho” não mudou de status. Isso costuma acontecer e se você não percebe, a receita não sai do lugar.  Depois que a carne tiver juntado um pouco de água é hora de temperar com shoyu, molho inglês, molho de tomate, ketchup e mostarda. Vá experimentando para achar a mistura que mais lhe agrade, lembrando que é bom deixar o sabor bem forte pois quando o creme de leite entrar na história ele vai suavizar tudo.

2

Com o molho bem temperado, deixe a carne cozinhar; o tempo vai depender da quantidade de carne. Quando a carne já estiver no ponto que você gosta, coloque os champignons picados e agora é a hora do alcool. Coloque a bebida escolhida em um copo, uma pedra de gelo deixe descansar por alguns segundos e depois beba, repita a operação enquanto tiver vontade… rsrsrs brincadeira!!! Pode até beber um pouco, mas moderação na hora de cozinhar. Coloque o fundo do copo americano (mais ou menos um dedo ) para cada meio quilo de carne (estou chutando uma medida apenas para as pessoas não errarem na quantidade e ficarem alcoolizadas com a minha receita). Nesse momento sua panela pode ficar aberta para o álcool evaporar enquanto ferve a mistura.

3

Nessa etapa é onde vamos controlar o ponto da carne: quanto mais tempo deixar cozinhar, mais bem passada e dura a carne fica. Quando chego nesse ponto eu deixo mais no máximo uns 5 minutos. Coloque o creme de leite – a quantidade depende de quanta carne e de como você prefere sua receita… ou também de quantas pessoas chegaram de surpresa… essa é a hora de fazer o strogonoff render rsrsrs…

4

Uma dica: se você gosta dele um pouco mais cremoso dissolva um pouco de farinha de trigo em um pouco de leite e misture ao creme, se chegar muita gente e não tiver mais creme de leite, leite com bem pouquinha farinha de trigo resolve. Agora se nem o leite der conta da galera, soca um omelete na galera e está tudo certo.

É super fácil fazer, tentem em casa e qualquer duvida perguntem aqui no blog. Grande abraço crianças!!!

Lição do dia: pra cozinhar e  acertar é só testar.”

Comente Aqui
 
6 Comentários
  1. Michelle   ///   03/09/2013 - 03H04

    Como sobreviver somente com uma panela de arroz…..rs…muito bom!!1

  2. Maria Helena Goulart de Faria   ///   03/09/2013 - 06H44

    muito booommmm… tenho essa panela e nunca usei….vou pedir mais receitas para poder usar a panela e experimentar…nunca imaginei que pudesse dar certo.
    Adorei…parabéns pela criatividade….

  3. bia   ///   03/09/2013 - 09H22

    Peu e a panela de arroz, inseparáveis! hahahah
    mto bom! Parabéns! 🙂

  4. […] em meu perfil do Facebook o post da receita na panela de arroz para ver se alguém me desafiava, mas diferente do que esperava o desafio veio de dentro de […]

  5. Laís   ///   21/07/2015 - 05H12

    Muito bom!! Eu fiz!
    Obrigada!!
    Bjs

  6. Adriana   ///   04/04/2016 - 11H40

    Amei a receita e a parte do gelo no copo (é muito bom beber enqto cozinha). Tbm MW livrei do fogão há uns 4 anos e sobrevivo muito bem sem ele. Nada q a panela elétrica, o grill, o forninho elétrico e o microondas não resolvam…. Kkkk

Posts Anterior
Próximo Post
Topo