Eventos

Kitchenaid, Suplicy e a viagem pelo ciclo do café

 

Semana passada, fui convidada pela Kitchenaid para participar de uma experiência incrível: passar dois dias em uma fazenda no interior de Minas Gerais para conhecer o ciclo do café desde a plantação até a xícara servida à mesa.

Eu e mais um grupo de pessoas fomos à Fazenda Santa Alina em Poços de Caldas, o qual um dos clientes é o Café Suplicy, novo parceiro da Kitchenaid na linha de cafeteiras que a marca irá lançar essa semana e que pudemos conhecer com exclusividade em nosso passeio.

_MG_8004

IMG_0489

A casa em que ficamos hospedados era simplesmente incrível! Tudo no maior capricho, com a decoração de ambientes pensada nos mínimos detalhes. Tudo ali era rústico, no clima de fazenda mas, ao mesmo tempo, elegante e confortável. Tuca, a dona da fazenda, nos recebeu tão bem que foi difícil ter que voltar pra casa depois.

_MG_7940

_MG_7951

Logo que chegamos, pudemos conhecer um pouco mais ~ e nos apaixonar ~ a culinária mineira. Almoço feito no fogão a lenha e pratos super tradicionais: desde o tutu de feijão até a farofa com linguiça.

_MG_8118

Depois do almoço, pudemos experimentar o café fresco da fazenda, feito ali na hora. E que delícia! Ali, já pude perceber que essa viagem iria mudar meu conceito em relação ao café.

_MG_8193

Seguimos o passeio pela fazenda para conhecer melhor o processo de produção: desde a secagem até o ensacamento; é tudo tão complexo e tão artesanal que depois dessa visita, é possível entender que realmente existem diferenças de aromas, marcas e principalmente, tipos de grão. Depois, aproveitamos um dos trechos para pegar uma carona de trator. A turma era muito animada!

_MG_8501

Em cima do trator, seguimos para a surpresa: em um espaço da fazenda, foram selecionadas mudas de diferentes árvores para que pudéssemos plantar: tinha ipê, pau brasil… a minha muda era amora preta e, logo ao lado dela tinha a identificação com meu nome! É pra morrer de tanto amor né? Foi um momento muito bacana, em que pudemos – literalmente – colocar a mão na terra para plantar as mudas. Com muito carinho, espero voltar à fazenda para conferir as frutas que este pé vai trazer no futuro.

_MG_8764

No dia seguinte, tomamos o café da manhã com os lançamentos da Kitchenaid. Esta é apenas uma amostra do que vem por aí em breve. Além do design maravilhoso, os produtos são inovadores, práticos e servem café com um frescor totalmente diferente do que eu já tinha tomado. Para os amantes de café, preparem-se porque vem coisa boa e diferente por aí…

_MG_9048

Depois do café, seguimos para a plantação. Com o uniforme da fazenda e os equipamentos adequados para trabalhar na colheita, surgiu um desafio: em duplas sorteadas, deveríamos colher café. E não era só isso; quem conseguisse colher a maior quantidade em duas horas, ganhava uma máquina de café da Kitchenaid. Pronto. Foi o suficiente para elevar a motivação do pessoal e focar no prêmio.

_MG_9176

Eu e minha dupla conseguimos colher 62 kg de café em duas horas e, com isso, ganhamos o prêmio! Sim, trouxe uma máquina de café pra casa… o lançamento da prensa francesa da Kitchenaid tem uma nova dona. Em breve mostro aqui como foi a saga para colher tanto café e como é esta máquina que eu ganhei.

_MG_9347

_MG_9364

_MG_9483

IMG_0668

Entre muito trabalho e muitas risadas, pudemos aprender bastante sobre o café e como as pessoas da fazenda cultivam com tanto carinho aquele produto que faz parte da mesa do brasileiro diariamente. A minha vida mudou, assim como minha opinião e conceitos sobre o café.

_MG_8142

Espero que você tenha gostado das fotos e dessa amostra da viagem tanto quanto eu 🙂
Em breve divulgo com detalhes os lançamentos da Kitchenaid e como eu ganhei uma máquina de café em uma competição de colheita.

SobreCaubi

Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, louca das plantas, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução, artesã nas horas vagas e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *