A mesa está pronta!

E a Cozinha da San está de volta! Depois de um período de férias e da maratona de final de ano (ufa!), estamos com vários projetos para 2014; este ano definitivamente não vai ter mais desculpa pra não cozinhar um prato para servir à família e amigos. E se você tiver alguma sugestão do que quer ver nesta Cozinha, não deixe de indicar pra gente! 🙂

Começamos a nossa quinta-feira tentando resolver uma das dúvidas mais comuns no momento de servir o jantar: como colocar a mesa? Pra mim pelo menos, é sempre um problema dispor os pratos, talheres e copos sobre a mesa – e sempre tem alguém que repara! Então, pra ajudar a solucionar algumas dúvidas, a San explica aqui direitinho alguns tipos de jantar. Os mais comuns são:

Americano: é o modelo de jantar onde a comida, os pratos e talheres são dispostos em mesas de apoio (ou aparador) e os convidados se levantam e se servem. Em alguns casos mais informais podem ser servidas refeições em que os convidados não precisam se sentar à mesa para realizar a refeição, nesses casos é necessário que existam mesas de apoio para copos, pratos e talheres que já foram utilizados. É importante lembrar que na hora de montar a mesa de pratos e talheres o ideal é não se empilhar mais de 10 pratos, os talheres podem ficar todos juntos ou já separados junto com os guardanapos.

Foto1

À Francesa: é o modelo de jantar onde os garçons apresentam a comida para o convidado e ele se serve, nesse caso a mesa é organizada com os pratos, talheres e copos.

mesa-de-jantar-posta1

À Inglesa: é o modelo de jantar onde os pratos são montados na cozinha e servidos por garçons, na mesa devem ficar apenas talheres e copos.

12-10-14_casamento_03

Franco Americano: é o modelo de jantar que os pratos e os talheres estão nas mesas, porém a comida é servida em uma mesa de apoio (ou em várias dependendo do tamanho da festa). Os convidados se servem e os garçons servem bebidas e retiram os pratos e talheres já utilizados.

buffet_1

Se você não quiser fazer algo tão sofisticado e pensar em montar uma mesa mais informal, a San dá aqui algumas sugestões rápidas pra fazer bonito para seus convidados!

Mesa com entrada

DSC_2647

Mesa com sopa de entrada

DSC_2636

Mesa com talheres de sobremesa

DSC_2640

Mesa com talheres e copos para sobremesa

DSC_2645

Para não errar, mesmo que seja em uma mesa do dia-a-dia é só lembrar que facas, colheres e copos ficam ao lado direito e garfos e guardanapo ao lado esquerdo. Para a ordem de dispor os talheres, é só lembrar que devemos utilizar os talheres de fora para dentro.

Outra dica: para dispor as taças à mesa, lembre-se desta ordem, da esquerda para a direita devemos servir água, vinho tinto e por fim vinho branco (acho que isto merece um post mais detalhado no futuro!)

E então, gostaram? Conta aqui pra gente 🙂

551 total views, 3 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    4 thoughts on “A mesa está pronta!

    1. Maura

      Vocês explicam tudo tão fácil de entender então, gostaria de aprender a fazer suflê, pois até hoje sou um fracasso nesse prato. Bjs

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *