Receita do dia: creme de cebola com parmesão

Existe um prato mais adequado para este tempo frio do que uma sopa bem quentinha? A resposta da San é SIM. Melhor do que sopa é um creme, daqueles caldos mais espessos e com pedacinhos crocantes que derretem na boca.  A nossa sugestão de inverno para você testar neste final de semana é um creme de cebola com parmesão. Simplesmente impossível não amar.

O melhor de tudo é que esta receita contém todos os ingredientes que você tem em casa e usa no dia-a-dia. Nada de sofisticação, apenas o carinho de uma receita feita com dedicação e aquele toque especial da pimenta do reino.

Anote a receita e aproveite o clima frio para testar. Este creme não possui restrições e pode ter certeza de que será para raspar o fundo dos pratos.

Ingredientes:
3 cebolas grandes
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1,5 litro de caldo de legumes (fresco ou preparado com um tablete de caldo concentrado)
150g de queijo parmesão ralado
1 baguete italiana
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Descasque e fatie as cebolas. Doure-as com a manteiga, em fogo bem baixo. Polvilhe a farinha e prolongue o cozimento por aproximadamente três minutos, sem parar de mexer. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 160 graus.
Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos e mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione o sal e a pimenta (dica: antes de adicionar o sal, experimente a mistura; como o caldo de legumes já é bem salgado, tome cuidado para não exagerar e deixar o creme enjoativo!).
Cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo baixo e deixe reduzir para que o creme fique denso e cremoso. Enquanto isso, corte a baguete em rodelas e doure-as no forno.
Regule o forno em 260 graus e despeje o creme em uma sopeira que possa ir ao forno ou em tigelas individuais. Ponha as rodelas de pão sobre o creme e espalhe o queijo ralado por cima. É só levar ao forno e deixar gratinar por uns 10 minutos. Está pronto para servir.

DSC01364

DSC01367

DSC01368

DSC01371

DSC01373

E aí, gostou? Conta pra gente 🙂

11 total views, 3 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    8 thoughts on “Receita do dia: creme de cebola com parmesão

    1. Marco Pasturino

      Estava presente e pude experimentar essa receita que ficou um espetaculo!!

      Muito obrigado pelo carinho, meninas!!!

      Beijos

      [Reply]

      caubi Reply:

      Obrigada!! Sempre convidado pras nossas aventuras na cozinha!

      [Reply]

    2. Cléo Salles Goulart

      Que receita bonita e fácil ,deve ficar
      uma delícia ………..vamos testar .

      [Reply]

      caubi Reply:

      Quando vc fizer fala pra gente como ficou 🙂
      Bjoossss

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *