Bolo de reis sem açúcar

Segundo a tradição católica, dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. Este é o dia em que o recém nascido Jesus Cristo recebe a visita dos três reis magos: Melchior, Gaspar e Baltazar. Ainda, nesta data são encerradas as comemorações natalinas, por isso o dia 6 também é tradicionalmente a data para desmontarmos a árvore e os enfeites de Natal.

Outra tradição desta data, é o bolo de reis. De forma redonda e com um buraco no centro ~ para lembrar uma coroa ~ é feito com uma massa branca e com frutas secas e/ou cristalizadas.

Por aqui, também é tradição fazer o bolo de reis. Esta é uma receita bem antiga na minha família, criada pela sogra da minha madrinha, que encanta gerações. E o mais incrível desta receita é a sua versão sem açúcar, feita especialmente para quem não pode consumir este ingrediente.

Anote o passo a passo e faça hoje mesmo para celebrar o dia de reis por aí também.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de uva passa sem semente
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de leite desnatado
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de adoçante culinário
1/2 xícara de chá de nozes picadas
2 colheres de sopa de amêndoas picadas
1 xícara de chá de uva passa sem semente
1/2 xícara de chá de damasco turco picado
1/2 xícara de chá de ameixa preta picada
1/2 xícara de chá de banana passa picada
1 dose de Contreau ou licor de sua preferência

Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture a xícara de uva passa, o damasco, a ameixa e a banana. Acrescente a dose de licor e reserve.

No liquidificador, bata os ovos, a uva passa ~ 1 e 1/2 xícara de chá ~ o leite e o óleo até formar uma mistura homogênea.

Em seguida, leve à batedeira e bata com a farinha, o amido de milho, a canela em pó, o adoçante culinário. Quando estiver tudo bem misturado, acrescente o fermento e bata novamente.

Desligue a batedeira, acrescente as nozes, as amêndoas e a mistura que estava separada com o licor. Misture delicadamente com uma colher e leve a uma forma redonda com buraco no meio untada com margarina ao forno pré-aquecido a 220 graus por aproximadamente 30 minutos.

Retire do formo, espere esfriar para desenformar e está pronto para servir. Este bolo fica perfeito acompanhado por um café preto.

Bom apetite!

E aí, o que achou desta receita? Conta aqui!

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *