E a horta no verão?

Ah o verão! Nada melhor do que aproveitar esse calor para fazer receitas refrescantes né? Juro que estou tentando melhorar a frequência de uso da cozinha e tenho procurado fazer receitas com ingredientes mais naturais, usando os temperos da hortinha que tenho na lavanderia de casa. Mas, com as altas temperaturas e o sol da tarde que fica na área de serviço, fica difícil alguma planta durar mais de três semanas.

Então, minha mãe me ensinou a deixar com que as plantas saíssem do vaso e ficassem com suas raízes submersas em água. Fiz o teste com dois vasos que tinha aqui: hortelã e manjericão e funcionou muito bem! As folhas ficaram mais verdes e não preciso ficar me preocupando com frequência em regá-las. Com essa técnica é preciso trocar a água apenas uma vez por semana. Que tal testar em casa para fazer com que a sua horta fique ainda mais fresca?

Veja aqui os passos que eu fiz:

Antes. Com o calor as plantas foram bastante castigadas e principalmente o hortelã já estava quase apodrecendo.

SONY DSC

Hortelã e manjericão com o vaso do supermercado, coberto de terra. Minha dica aqui é fazer este trabalho na área de serviço mesmo, perto do tanque porque o próximo passo é retirar toda a terra do vaso e limpar as raízes das plantas; prepare-se porque a sujeira é grande.

SONY DSC

SONY DSC

E depois de arrancadas dos vasos, lavei as plantas e suas raízes, tentando mantê-las intactas. Esta etapa é bem delicada, principalmente porque as raízes se misturam entre si e, com a terra, fica bem difícil de limpar. É um verdadeiro teste de paciência e carinho. Mas acredite: vai valer a pena!

SONY DSC

SONY DSC

E depois de todo o trabalho, é só escolher um vaso, copo ou jarra, encher de água e colocar as plantinhas, lembrando de deixar as raízes todas cobertas. Eu coloquei o hortelã em um copo e o manjericão em uma jarra pequena. Além de dar um charme à mesa, as plantinhas vão durar ainda mais.

IMG_4713

O que você achou dessa ideia? Não deixe de contar pra gente! 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    4 thoughts on “E a horta no verão?

    1. Mari

      Não tem problema com mosquito da dengue? Tem que colocar algo na agua?

      Bjs

      [Reply]

      caubi Reply:

      Oi Mari, muito obrigada pela visita e pela pergunta, ótima lembrança!
      Coloquei no vaso 1 colher de sopa de água sanitária misturada à água, para impedir a aproximação de mosquito e matar qualquer larva que possa aparecer por lá. Não tem erro!
      Bjooosss

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *