Especial de Ano Novo: Calabresa, lentilha e romã

Para começar o Ano Novo com o pé direito e toda a sorte do mundo, a San selecionou um prato com dois ingredientes tradicionais às simpatias de réveillon: lentilha e romã.
Tanto um quanto outro ingrediente representam fartura e prosperidade. Segundo a tradição, a lentilha deve ser o primeiro prato a ser digerido à meia noite do Ano Novo, para atrair dinheiro e fartura durante todo o ano. Já a romã deve ter sete de suas sementes guardadas na carteira para não faltar nada durante o ano que se inicia.

Superstição ou não, não custa tentar para atrair uma boa sorte para o próximo ano né? E acompanhado por um prato delicioso e ainda com linguiça, tem como resistir?
Anote aqui a nossa sugestão para a ceia de Ano Novo:

Ingredientes:
5 linguiças defumadas
4 xícaras de chá de lentilha verde
2 xícaras de chá de folhas de hortelã
1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
1/2 xícara de chá de cachaça
1 colher de sobremesa de pimenta do reino moída
1 colher de sobremesa de flor de sal
1 ramo de alecrim
Sementes de romã a gosto
Raspas de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
Modo de fazer:
Coloque a lentilha para cozinhar em uma panela com agua até cobrir e passar dois dedos da lentilha (não precisa deixar de molho ou cozinhar na pressão), deixe cozinhar até ela ficar ao dente (cozida, mas não mole).
Enquanto a lentilha cozinha, tire a pele da linguiça corte da diagonal e cozinhe em água por 30 minutos; depois de cozida coloque um pouco de azeite, frite o ramo de alecrim e depois acrescente a linguiça e frite.
Acrescente a cachaça e flambe a linguiça na cachaça, até o fogo se apagar. Deixe cozinhando por mais alguns minutos para o líquido evaporar, depois reserve e deixe esfriar.
Em uma tigela misture a lentilha, a linguiça, a hortelã e tempere com azeite, flor de sal e pimento do reino. Na hora de servir acrescente as raspas e o limão siciliano e salpique por cima do prato as romãs. Está pronta para servir!

DSC01876

DSC01888

E então, o que você achou desta sugestão para trazer muita sorte aos seus convidados em 2014? Conta aqui pra gente!

 667 total views,  3 views today

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *