Receita do dia: Chef Time e Polenghi

 

Para celebrar o lançamento do queijo tipo Grana da Polenghi, recebi em casa esta semana um kit da Chef Time para preparar uma receita exclusiva e deliciosa da chef Carina Orlando, que vou compartilhar com vocês: maminha na manteiga de alecrim e cogumelo portobello gratinado com queijo tipo grana. Fácil de fazer, esta é uma receita para compartilhar com os amigos e família, desde seu preparo até à mesa. Cozinhei ontem com o meu pai e foi uma delícia! 🙂

Veja como fazer a receita para compartilhar o amor pela comida por aí também. Esta receita serve duas pessoas.

Ingredientes:
380g de filé de maminha
40g de manteiga
5g de alecrim
200g de cogumelo portobello
40g de alho poró picado
40g de farinha de rosca
40g de tomate cereja
4g de alho picado
30g bacon picado
10g de alfafa
6g de sal refinado
3g de tempero de alho
3g de manjericão
5ml de azeite
100g de queijo tipo grana
3g de pimenta dedo-de-moça picada

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 220ºC. Pique o alecrim finamente e corte o tomate cereja ao meio. Retire delicadamente o talo dos cogumelos e corte-os em cubinhos, reservando os cogumelos inteiros. Desfolhe o manjericão. Tempere os filés de maminha dos dois lados com 2g de sal e o tempero de alho.

Coloque uma frigideira antiaderente, em fogo médio, refogue o bacon e o alho por aproximadamente um minuto e meio. Então, adicione o alho poró, o talo de cogumelo picado, a pimenta dedo-de-moça e refogue por mais um minuto. Por fim, acrescente a farinha de rosca, as folhas de manjericão e 1g de sal, misture bem e reserve.

Tempere os cogumelos com 2g de sal e coloque-os em uma assadeira antiaderente ou untada com metade do azeite. Recheie os cogumelos com o refogado preparado e coloque cerca de uma colher de sobremesa de queijo tipo Grana por cima de cada cogumelo. Coloque os tomates ao lado para assarem juntamente com os cogumelos por 8 minutos ou até que o queijo comece a dourar.

Faça uma pastinha misturando a manteiga com o alecrim e 1g de sal, mexa até a manteiga ficar cremosa. Se preferir, derreta a manteiga rapidamente por 5 segundos no micro-ondas. Com um pincel, lambuze a maminha com a mistura por todos os lados até que estejam cobertos por inteiro. Reserve metade da manteiga de alecrim pra finalizar o prato.

Aqueça bem uma frigideira antiaderente, em fogo alto, com restante do azeite e sele a maminha por aproximadamente 7 minutos, virando para o outro lado na metade do tempo.

Em um prato, sirva o cogumelo gratinado com os tomates e coloque a maminha ao lado. Com o restante da manteiga de alecrim reservada regue todo o prato. Finalize decorando com o broto de alfafa. Está pronto para servir!

img_4411

img_4412

E aí, o que achou dessa receita?
Que tal testar hoje mesmo por aí? 🙂

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *