Receita do dia: pudim de leite

A receita de hoje é como um tubinho preto no guarda-roupa: clássica e tradicional. Além de combinar com qualquer situação, reunião e clima, é muito fácil de fazer e simplesmente deliciosa. Hoje a San mostra aqui o famoso pudim de leite!

Com gostinho especial, esta receita me lembra o tempo que minha vó fazia este doce para a sobremesa quando estávamos reunidos no sítio em Monte Azul. É um dos doces favoritos do meu avô e, sempre que via a movimentação da minha vó na cozinha, acreditava que havia algum truque pra deixar o doce tão molinho e a calda saborosa daquele jeito. Hoje descobri o segredo daquele pudim da infância: o amor!
Porque quando colocamos bons sentimentos, qualquer receita fica uma delícia e todos que experimentam conseguem aquele toque especial.

Que tal colocar amor e misturar ao leite condensado, açúcar e os demais ingredientes e fazer este doce? Ainda dá tempo de fazer para a sobremesa de hoje!

Ingredientes:
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara de água

Pudim:
1 lata de leite condensado
2 medidas de lata de leite integral
3 ovos

Modo de fazer:
Calda:
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.

 

IMG_2824

Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim:
Em um liquidificador, bata os ovos por cerca de três minutos depois junte o leite condensado e o leite bata por mais três minutos.

IMG_2826

Despeje o conteúdo em uma forma de buraco. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (cerca de 180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

IMG_2834

Dica: é essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
E aí, o que achou desta receita? Conta aqui pra gente!

    Nascida e crescida em São Paulo, 28 anos, filha única com todas as qualidades e os defeitos de não terum irmão. Filha de um japonês e uma baiana, corinthiana e moradora da Zona Leste de São Paulo. Administradora, contadora e auditora por profissão e cozinheira por paixão. Acredito em Deus e no amor. Acredito também que uma caixa de lenço, uma amiga e uma xícara de chocolate quente resolvem todos os problemas (mesmo que por um momento). Amiga para o que der e vier. Sargitariana, teimosa e chorona, gosto de passar horas falando ao vivo. Aprendi a cozinhar com a minha mãe e a minha avó de coração, tenho um gosto especial por doces, principalmente cupcakes. Amo programas culinários, principalmente Jamie Oliver e Claude Troisgros.

    4 thoughts on “Receita do dia: pudim de leite

    1. Maria Cleo Goulart

      Gabriela ,você me fez voltar ao passado ,que saudades ……
      Esse pudim marcou minha vida …….ele está sempre atual ,ótima lembrança
      Da Casa da Caubi ( sua e da San). Amei …….beijos

      [Reply]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *