Na cozinha

A culpa não é das estrelas, é do final de semana

Por Peu.

“Para mostrar que meu cafofo não é só comida e cerveja, hoje decidi escrever sobre uma coisa que venho pensando a algumas semanas. Depois de inúmeras tentativas de mudar minha rotina, meus hábitos alimentares e tudo mais, percebi que tinha um grande vilão na história (além mim mesmo, é lógico). O final de semana carrega algum tipo de maldição, um magnetismo que atrai tudo o que pode destruir o que você conseguiu criar durante uma semana de esforço.

A combinação de morar sozinho + home office me trouxe algumas possibilidade como a de poder organizar minha rotina diária, escolher e mudar meus hábitos alimentares. Eu imaginava algo como: ” Vou acordar meia hora mais cedo e me exercitar, meditar um pouco antes de trabalhar, me alimentar mais vezes ao dia e comer algumas coisas mais naturais. Vou deixar meu corpo ditar as regras do sono, que horas deitar e que horas acordar. E blá blá blá blá….”. SABE DE NADA INOCENTE! É lógico que nada disso aconteceu.

Foi aí que aprendi que:

  • comidas menos saudáveis são mais práticas e mais baratas (o que conta muito quando você mora sozinho);
  • Se relógio biológico existe, o meu ficou para trás na mudança e deixar seu corpo controlar seu sono sem sua mãe para te acordar é suicídio;
  • Newton estava certo em sua primeira lei sobre a maldita inércia. Se você passa o dia sentado na frente do computador e sua maior movimentação é colocar o lixo pra fora, esse lance de acordar mais cedo para fazer exercício tende a não acontecer.

Levei um certo tempo para perceber como me afundei nisso e que gordinho preguiçoso eu me tornei. Logo que percebi isto, parei para analisar a situação, comecei meus planos de mudança e, com os planos prontos era só botar em prática. As coisas iam bem até chegar o final de semana e com ele todos os testes possíveis à sua força de vontade.

… você vai no aniversário ou despedida de solteiro de um amigo, toma todas e no dia seguinte acorda como se todos os caminhões do Brasil tivessem passado por cima de você e promete que nunca mais vai beber desse jeito. Isso só dura até o próxima data importante, ou nem tão importante assim, sempre com seus amigos …

Tenho certeza que não é só comigo que isso acontece, digam se eu estiver errado.

Você começa a semana mudando sua alimentação, comidas mais leves, porções menores e tudo caminha bem. Você demora a se acostumar, mas até gosta da nova alimentação, se sente mais leve, passa a semana bem. Chega no final de semana tem aquele super churrasco na casa de alguém ou aquele almoço de família na casa da vó com todas as suas comidas preferidas e ainda tem sorvete de sobremesa!!!! (sou viciado em sorvete).

Você começa a fazer exercícios pela manhã todos os dias, isso te deixa mais disposto e os resultados são imediatos: mais energia, bom humor. No começo é difícil, mas no decorrer da semana se torna natural e aí chega o final de semana. Você se permite dormir mais meia horinha, acorda e a preguiça está no ar, o tempo está frio o que te dá uma vontade incondicional de voltar para a cama e dormir só mais meia horinha e isso se repete até quase a hora do almoço.

Resumindo….. já era! Seu começo de alteração na rotina desmoronou e segunda-feira vai ter que começar tudo de novo e a mesma dificuldade com um pouco menos de motivação, afinal de contas essa semana tem feriado e com certeza vai ter churrasco por aí… rsrsrs

Lógico que tudo depende de nós e de quanto queremos realmente uma coisa, somos os únicos responsáveis por nossas vidas e a culpa é toda nossa.

Mas como diria o grande pensador Homer Simpson: “A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser…”. A próxima vez você der aquela escorregada no regime ou nos exercícios não se esqueça a culpa é do final de semana. 😉

Grande abraço e até a próxima!!!”

Sem título

SobrePeu

Uma rapaz “de família”, nascido no interior e que veio ainda pequeno pra São Paulo, mas que não deixou o jeito bruto, rústico e sistemático de ser para trás. Trabalho com tecnologia e gosto muito de criar; aliás acho que exercitar a criatividade e botar a mão na massa são a minha praia. Não gosto de fórmulas, receitas, regras e ordens. Acredito que essas coisas limitam nossa capacidade de criar e ir além do que já fizeram. Dizem que sou chato, louco e do contra, mas eu discordo de tudo isso rsrsrs… Sou muito prático. Sou uma tentativa de conciliação entre ser empresário, amigo, dono de casa, cozinheiro, apreciador de cerveja, bom filho e bom vizinho. Mas no final das contas sou apenas mais um cara que gosta muito de estar entre amigos, de musica, cerveja e churrasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *