Comida tem valor: macarrão com molica

 

Com a mensagem “comida é muito boa para ser desperdiçada”, ontem fui convidada para um evento incrível promovido pela Hellman’s em parceria com a Fruta Imperfeita, Flor Gentil e a ONU: O restaurante sem comida.

O convite do evento foi uma sacola térmica com duas marmitas. Nestas marmitas, os convidados teriam que levar seus restos de comida para experimentar uma grande transformação: o chef de cozinha David Hertz iria criar um prato totalmente novo e surpreendente com os ingredientes das marmitas.

Em uma aula de culinária, aproveitamento de alimentos e sustentabilidade, o chef e sua equipe mostraram toda a habilidade e intimidade com a cozinha para criar pratos totalmente novos com os ingredientes levados pelos convidados. E entre folha de beterraba, grão de bico, linguiça, aspargos, ovo e outros tantos restos de comida, foi comprovado que a gente desperdiça muito produto bom para o consumo que poderia ser reaproveitado e não jogado fora.

Em uma pesquisa promovida pela Unilever, foi comprovado que 61% dos brasileiros assumem descartar alimentos em perfeito estado. Segundo o levantamento, entre os mais desperdiçados estão os perecíveis: saladas (74%), vegetais (73%) e frutas (73%).

E justamente nesta iniciativa de combate ao desperdício, a Hellman’s atuou para nos alertar para a causa: a maionese é um produto que permite combinar ingredientes de uma forma surpreendente e gostosa. São diversas opções deliciosas e o preparo dessas receitas pode ser muito mais fácil do que as pessoas imaginam. Esta conscientização começa dentro de casa!

Na minha marmita tinha macarrão já cozido, sobra do que comi no almoço e o chef transformou em “macarrão com molica” ~ um prato simplesmente delicioso em que a conta para pagar no final do jantar era a receita do que comemos. Trouxe para casa e tinha que compartilhar por aqui né?

Então anote a receita, teste em casa e aproveite todos os alimentos que você tem por aí. Acredite: a comida transforma.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 colher de café de raspas de limão
1 pimenta dedo de moça picada
1 xícara de chá de pão torrado e ralado
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
2 xícaras de chá de macarrão cozido (foi o item que levamos na marmita!)
1 xícara de chá de tomates picados ou molho de tomate
1 colher de sopa de maionese

Modo de fazer:
Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e a manteiga e leve ao fogo alto para aquecer. Refogue a cebola, o alho, as raspas de limão e a pimenta. Adicione o pão ralado e o cheiro-verde, misture delicadamente, retire do fogo e reserve.

Em uma panela, misture o macarrão, os tomates e a maionese.

Retire do fogo, polvilhe a farofa de pão reservada e sirva em seguida. Bom apetite!

E aí, o que achou desta iniciativa e da receita?
Conta aqui 🙂

53 total views, 1 views today

    Paulista de sotaque e raízes caipiras. Aquariana, corinthiana, administradora, eterna romântica e dona de casa amante de panos de prato, potinhos e canecas. Um pouco fotógrafa, aprendiz de escritora, cozinheira em evolução e sempre otimista. Dramática e criativa, atravessando os 30 com histórias [quase] normais.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *
    *